Ácido - Significado e Enciclopédia

Ácido Significado

Lista de significados e derivados de Ácido:

Ácido

Ácido, no âmbito da química, pode se referir a um composto capaz de transferir Íons (H+) numa reação química (vide Ácido de Brønsted), podendo assim diminuir o pH duma solução aquosa, ou a um composto capaz de formar ligações covalentes (vide Ácido de Lewis) com um par de eléctrons.

Ácido acetilsalicílico

O ácido acetilsalicílico (em latim acidum acetylsalicylicum) é um fármaco do grupo dos anti-inflamatórios não-esteroides (AINE) utilizado como anti-inflamatório, antipirético, analgésico e também como antiplaquetário.

Ácido nítrico

O ácido nítrico, que tem a fórmula molecular HNO3, é um ácido de elevado grau de ionização e volátil à temperatura ambiente.

Ácido desoxirribonucleico

O ácido desoxirribonucleico (ADN, em português: ácido desoxirribonucleico; ou DNA, em inglês: deoxyribonucleic acid) é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus, e que transmitem as características hereditárias de cada ser vivo.

Ácido metanoico

O ácido fórmico ou oficialmente ácido metanoico, CH2O2, massa molecular 46 u, é um ácido monocarboxílico com fórmula estrutural H - COOH.

Ácido sulfúrico

O ácido sulfúrico, H2SO4, é um ácido mineral forte. É solúvel na água em qualquer concentração. O antigo nome do ácido sulfúrico era Zayt al-Zaj, ou óleo de vitríolo, criado pelo alquimista medieval islâmico Jabir ibn Hayyan (Geber), que também é o provável descobridor da substância.

Ácido 3-(3-hidroxifenil)propiônico

Ácido 3-(3-hidroxifenil)propiônico (português brasileiro) ou ácido 3-(3-hidroxifenil)propiónico (português europeu) (3HPP) é o ácido fenólico de fórmula química C9H10O3, massa molecular 166,17. É classificado com o número CAS 621-54-5, CBNumber CB2401395. Apresenta ponto de fusão de 111 °C.

Ácido clorídrico

O ácido clorídrico (HCℓ) é uma solução aquosa, ácida e queimante, devendo ser manuseado apenas com as devidas precauções.

Ácido gama-aminobutírico

Ácido gama-aminobutírico (IUPAC: 4-aminobutanóico [ácido]), também conhecido pela sigla inglesa GABA (Gamma-AminoButyric Acid), é um ácido aminobutírico em que o grupo amina está na extremidade da cadeia carbônica.

Ácido ribonucleico

Nota: RNA redirecciona para esta página. Se procura por outros significados de RNA, consulte RNA (desambiguação).

Ácido ascórbico

O ácido ascórbico ou vitamina C (C6H8O6, ascorbato, quando na forma ionizada) é uma molécula usada na hidroxilação de várias outras em reacções bioquímicas nas células.

Ácido gama-hidroxibutírico

O gama-hidroxibutirato (GHB) surgiu no início da década de 1990 do século XX como uma droga de abuso. Foi sintetizada como análogo do ácido gama-aminobutírico GABA, como o objetivo de se conseguir uma substância similar, capaz de atravessar a barreira hemato-encefálica.

Ácido 3-fenilpropanoico

Ácido 3-fenilpropanoico ou ácido hidrocinâmico é um ácido carboxílico aromático com a fórmula C9H10O2 pertencendo a classe dos fenilpropanoides.

Ácido fólico

O ácido fólico, folacina, ácido pteroil-L-glutâmico ou Vitamina B9 , é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina.

Outros significados interessantes

Taça Jules Rimet,Evangeliário,Polipeptídeo,Diapensiales,Testículo,Transcrição,Plesio,Imprensa Nacional Casa da Moeda,Fonoaudiologia,Paros,Lecythidales,Língua gótica,Finisterra,Tai,Gaziantep,132,Jerome H. Barkow,Condado de Laois,Hemeralopia,Hipertrofia ventricular esquerda,Galileu Galilei,Tétrico II,Mamute,Sedação,Honconguês,Samaria,Magnetismo,Área metropolitana de Pamplona,Pilatos,Estados Papais