Ácido - Significado e Enciclopédia

Ácido Significado

Lista de significados e derivados de Ácido:

Ácido

Ácido, no âmbito da química, pode se referir a um composto capaz de transferir Íons (H+) numa reação química (vide Ácido de Brønsted), podendo assim diminuir o pH duma solução aquosa, ou a um composto capaz de formar ligações covalentes (vide Ácido de Lewis) com um par de eléctrons.

Ácido acetilsalicílico

O ácido acetilsalicílico (em latim acidum acetylsalicylicum) é um fármaco do grupo dos anti-inflamatórios não-esteroides (AINE) utilizado como anti-inflamatório, antipirético, analgésico e também como antiplaquetário.

Ácido nítrico

O ácido nítrico, que tem a fórmula molecular HNO3, é um ácido de elevado grau de ionização e volátil à temperatura ambiente.

Ácido desoxirribonucleico

O ácido desoxirribonucleico (ADN, em português: ácido desoxirribonucleico; ou DNA, em inglês: deoxyribonucleic acid) é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus, e que transmitem as características hereditárias de cada ser vivo.

Ácido metanoico

O ácido fórmico ou oficialmente ácido metanoico, CH2O2, massa molecular 46 u, é um ácido monocarboxílico com fórmula estrutural H - COOH.

Ácido sulfúrico

O ácido sulfúrico, H2SO4, é um ácido mineral forte. É solúvel na água em qualquer concentração. O antigo nome do ácido sulfúrico era Zayt al-Zaj, ou óleo de vitríolo, criado pelo alquimista medieval islâmico Jabir ibn Hayyan (Geber), que também é o provável descobridor da substância.

Ácido 3-(3-hidroxifenil)propiônico

Ácido 3-(3-hidroxifenil)propiônico (português brasileiro) ou ácido 3-(3-hidroxifenil)propiónico (português europeu) (3HPP) é o ácido fenólico de fórmula química C9H10O3, massa molecular 166,17. É classificado com o número CAS 621-54-5, CBNumber CB2401395. Apresenta ponto de fusão de 111 °C.

Ácido clorídrico

O ácido clorídrico (HCℓ) é uma solução aquosa, ácida e queimante, devendo ser manuseado apenas com as devidas precauções.

Ácido gama-aminobutírico

Ácido gama-aminobutírico (IUPAC: 4-aminobutanóico [ácido]), também conhecido pela sigla inglesa GABA (Gamma-AminoButyric Acid), é um ácido aminobutírico em que o grupo amina está na extremidade da cadeia carbônica.

Ácido ribonucleico

Nota: RNA redirecciona para esta página. Se procura por outros significados de RNA, consulte RNA (desambiguação).

Ácido ascórbico

O ácido ascórbico ou vitamina C (C6H8O6, ascorbato, quando na forma ionizada) é uma molécula usada na hidroxilação de várias outras em reacções bioquímicas nas células.

Ácido gama-hidroxibutírico

O gama-hidroxibutirato (GHB) surgiu no início da década de 1990 do século XX como uma droga de abuso. Foi sintetizada como análogo do ácido gama-aminobutírico GABA, como o objetivo de se conseguir uma substância similar, capaz de atravessar a barreira hemato-encefálica.

Ácido 3-fenilpropanoico

Ácido 3-fenilpropanoico ou ácido hidrocinâmico é um ácido carboxílico aromático com a fórmula C9H10O2 pertencendo a classe dos fenilpropanoides.

Ácido fólico

O ácido fólico, folacina, ácido pteroil-L-glutâmico ou Vitamina B9 , é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina.

Outros significados interessantes

Língua rutena,Devon,Synbranchidae,Mar de Coral,Linha dura,Geração Beat,Neurônio,Impruneta,Elohim,Reino de Kent,Essex,Cleón,Antagonista do receptor da angiotensina II,Império Safávida,Relações internacionais da Palestina,Historiadores,Projetor de filme,Conclave de 2005,Fideísmo,Bexiga,Al Pacino,Frossasco,Ilha de Margarita,Nazi,Usinas nucleares,Rotifera,Johannes Brenz,Império Khmer,Jornada de trabalho,D.C.