Ópido - Significado e Enciclopédia

Ópido Significado

Lista de significados e derivados de Ópido:

Ópido

Ópido (em latim: oppidum; plural: em latim: oppida) era o termo em latim para a principal povoação em qualquer área administrativa do Império Romano.

Viseu

Viseu é uma cidade portuguesa do distrito homónimo, situada na província da Beira Alta, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Dão-Lafões, com 68 000 habitantes, sendo a 2ª maior cidade do centro de Portugal, a seguir a Coimbra.

História de Colônia

A História de Colônia/Colónia (em alemão: Köln), a mais antiga cidade grande da Alemanha, pode ser dividida em vários períodos.

Alcácer Quibir

Alcácer Quibir ou Alcácer Quivir (em árabe, القصر الكبير, al-qasr al-kebir, «grande fortaleza») é uma cidade situada na zona setentrional de Marrocos, a sudoeste de Arzila e de Larache.

Óxido

Um óxido é um composto químico binário formado por átomos de oxigênio com outro elemento em que o oxigênio é o mais eletronegativo.

Óbidos (Portugal)

Óbidos é uma vila portuguesa do distrito de Leiria, sub-região do Oeste, região Centro, com cerca de 2 200 habitantes.

Óxido de ferro(III)

Óxido de ferro (III) ou óxido férrico, também conhecido como hematita, óxido de ferro vermelho, ou simplesmente ferrugem, é o composto químico de fórmula Fe2O3. Possui propriedades paramagnéticas.

Ópio

O ópio, do latim opium, e este, por sua vez, do grego ὄπιον, transl. ópion (derivado de ὀπός, transl. opós, 'suco' [da planta]), conhecido como anfião no comércio oitocentista português com a China, é uma mistura de alcaloides extraídos de uma espécie de papoula (Papaver somniferum), de ação analgésica, narcótica e hipnótica.

Óxido nitroso

O óxido nitroso ou protóxido de nitrogênio (pt-Br), ou protóxido de azoto (pt-Pt) também conhecido como gás hilariante é apresentado na forma de um gás incolor, composto de duas partes de nitrogênio e uma de oxigênio, cuja fórmula química é N2O, é um composto químico que age como agente anestésico fraco em forma de gás respiratório inorgânico e inodoro que tem efeitos analgésicos significativos e baixa solubilidade no sangue.

Óxido nítrico

O óxido nítrico (também conhecido por monóxido de nitrogênio e monóxido de azoto), de fórmula química NO, é um gás solúvel, altamente lipofílico sintetizado pelas células endoteliais, macrófagos e certo grupo de neurônios do cérebro.

Óxido de alumínio

O óxido de alumínio (Al2O3) é um composto químico de alumínio e oxigénio. Também é conhecido como alumina, um nome usado frequentemente pelas comunidades mineira, de cerâmica e da ciência dos materiais.

Ópio do povo

"A religião é o ópio do povo" (em alemão "Die Religion ... Sie ist das Opium des Volkes") é uma frase presente na Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel (em alemão, Zur Kritik der Hegelschen Rechtsphilosophie - Einleitung), de Marx.

Óbidos (Pará)

Óbidos é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à Mesorregião do Baixo Amazonas. Localiza-se no norte brasileiro, a uma latitude 01º55'03" sul e longitude 55º31'05" oeste.

Óxido de cromo(III)

Óxido de cromo (III) é o composto inorgânico de fórmula Cr2O3. É um dos principais óxidos de cromo, é um precursor largamente utilizado para outros compostos de cromo.

Outros significados interessantes

Serguei Prokofiev,Bilhões,Contabilidade social,Clarice Lispector,Mies van der Rohe,Interior de Minas Gerais,Gheranda Samhita,A Origem das Espécies,Ilhas Baleares,Socialismo Revolucionário,Sistema imperial britânico,Ripalimosani,Qumran,Rigidez dielétrica,Opiáceo,Hierarquia Católica,Psicose,Action Comics,Shakuhachi,Radiorreceptor,Sumério,Alpin,IBook G4,Zonas ocupadas pelos Aliados na Alemanha,TGA,Paulo Roberto Costa,V2,Extinto,Graça,Mebibyte