Axioma - Significado e Enciclopédia

Axioma Significado

Lista de significados e derivados de Axioma:

Axioma

Na lógica tradicional, um axioma ou postulado é uma sentença ou proposição que não é provada ou demonstrada e é considerada como óbvia ou como um consenso inicial necessário para a construção ou aceitação de uma teoria.

Axiomas de Peano

Em Lógica Matemática, os axiomas de Peano, também conhecidos como os axiomas de Dedekind-Peano ou postulados de Peano, são um conjunto de axiomas para os números naturais apresentado pelo matemático italiano do século XIX Giuseppe Peano.

Axioma do par

O axioma do par diz que, dados dois conjuntos, existe um conjunto no qual esses dois conjuntos são elementos.

Axioma da escolha

Na matemática, o axioma da escolha é um axioma da teoria dos conjuntos equivalente à afirmação "o produto de uma coleção não-vazia de conjuntos é não-vazio".

Axioma da potência

Em matemática, o axioma da potência é um dos axiomas de Zermelo-Fraenkel da Teoria Axiomática dos Conjuntos de Zermelo-Fraenkel (ZFC)

Axioma da união

Na teoria dos conjuntos, o axioma da união é aquele que garante a existência de uniões (finitas ou infinitas) de outros conjuntos.

Axioma do infinito

Na teoria dos conjuntos, o Axioma do Infinito é aquele que garante a existência de um conjunto infinito.

Axioma da extensão

O axioma da extensão, também chamado axioma da extensionalidade ou ainda axioma da unicidade, cumpre, na teoria dos conjuntos de Zermelo-Fraenkel, o papel de estabelecer como as relações de pertinência () e igualdade de conjuntos () estão relacionadas.

Axioma da separação

O Axioma da separação (também conhecido como Axioma da compreensão ou Axioma de especificação) é um dos axiomas (ou, mais precisamente, um dos esquemas de axiomas) que fazem parte dos Axiomas de Zermelo-Fraenkel da Teoria dos Conjuntos.

Axiomas de Zermelo-Fraenkel

Na matemática, a teoria dos conjuntos de Zermelo-Fraenkel com o axioma da escolha, nomeada em homenagem aos matemáticos Ernst Zermelo e Abraham Fraenkel e comumente abreviada como ZFC, é um dos muitos sistemas axiomáticos que foram propostos no início do século XX para promover uma teoria dos conjuntos sem os paradoxos da teoria ingênua dos conjuntos, como o paradoxo de Russell.

Axioma da regularidade

O axioma da regularidade, também conhecido como axioma da fundação, em teoria dos conjuntos, é o que garante, essencialmente, que um conjunto não pode ser membro dele mesmo (diretamente, como , ou indiretamente, através de uma cadeia de outros conjuntos .

Axioma da substituição

Em teoria dos conjuntos, o axioma da substituição é um esquema de axiomas que garante a existência de um conjunto que é imagem de outro conjunto.

Axiomas de Wightman

Em física, os Axiomas de Wightman foram uma tentativa de obter uma formulação matemática rigorosa da teoria quântica de campos.

Axiomas de Blum

Na teoria da complexidade computacional, os axiomas de Blum ou axiomas de complexidade de Blum são axiomas que especificam propriedades desejáveis de medidas de complexidade no conjunto de funções computáveis.

Outros significados interessantes

Romanov,1970,Número bariônico,Títulos de crédito,Baltimore,Borgo San Dalmazzo,National Center for Biotechnology Information,1288,Gerontologia,Primeiro Triunvirato,Fitogeografia,Santiago Maior,Ierevan,País Basco,Aliança Nacional Libertadora,Sem Querer,Suspensão a ar,Marte,Elvas,36 Ophiuchi,Estado soberano,Terminologia soviética,Plano Marshall,São Bento do Sapucaí,Frederico I da Germânia,Pottstown,Wisconsin,Força fraca,Inteiro postal,CPI da Petrobras