Beilhique - Significado e Enciclopédia

Beilhique Significado

Lista de significados e derivados de Beilhique:

Beilhique

Beilhique ou beylik é uma palavra turca que, ao pé da letra, refere-se a um território ("-lik") sob a jurisdição de um governante, que recebe o título de bei (Bey).

Bei de Tunes

O termo bei de Tunes é a designação aplicada aos governantes do que é hoje a Tunísia entre o início de (ou segundos outros autores) e 1957, quando foi instituida a república.

Ascensão do Império Otomano

A ascensão do Império Otomano (1299–1453) refere-se ao período que se iniciou com o enfraquecimento do Sultanato Seljúcida de Rum, no final do século XIII, e terminou com o declínio do Império Bizantino e a Queda de Constantinopla em 1453.

Beilhique de Karaman

O Beilhique de Karaman, ou da Caramânia, também chamado de Beylik ou Emirado de Karaman, ou Dinastia de Karaman, foi um estado (beilhique; beylik) governado por uma dinastia turcomena frequentemente designada como , que reinou no sul-sudeste da Anatólia, no que é hoje a Turquia, entre os séculos XIII e XV.

Beilhique de Mengücek

O beilhique de Mengücek () foi um emirado turco criado após a batalha de Manziquerta (1071) na Anatólia oriental.

Beilhique de Menteşe

Mentese (1260-1424), ou Menteşe segundo a ortografia turca, foi um beilhique do sudoeste da Anatólia. Ocupou, grosso modo, as áreas das antigas Cária e Lícia, e abrangia sítios ocupados, na Antiguidade, por históricas cidades gregas, como Mileto, Halicarnasso, Cnido, Antífilos, Phoenicos, Telmessos da Lícia, e Kaunos.

Beilhique de Hamid

O Beilhique de Hamid, Dinastia Hamid ou Hamididas, , foi um dos beilhiques (beyliks, principados) anatólios que emergiu no século XIV, na sequência do declínio do Sultanato seljúcida de Rum.

Beilhique de Aydin

O Beilhique de Aydin (), conhecido também como Dinastia Aidinida ou Principado de Aydin (Aydın Beyliği), foi um dos beilhiques da Anatólia.

Beilhique de Saruhan

O Beilhique de Saruhan (; ), também chamado de Principado de Saruhan ou Emirado de Saruhan, foi um dos beilhiques da Anatólia cuja capital era Manisa.

Outros significados interessantes

Ácido cianídrico,Nematelminto,Jornais de referência,Ilhas Ogasawara,Artéria coronária esquerda,Microcosmo,Big Mama Thornton,Domenico Schiattarella,Leopardo das neves,Neurotransmissores,Luzias,Ordem equestre,Duncan I da Escócia,Insônia,Capitanias do Brasil,Dinastia Filipina,Antonio Banderas,Epigrafia,William Randolph Hearst,Cordados,Marco Antônio,Uranometria,Medicina esportiva,Jonny Quest,Grupo Tata,Paris Nice,Inguchétia,Ácido acético,Mino Carta,Energia do vácuo