Budismo Enciclopédia

Lista de significados e derivados de Budismo:

Budismo

Budismo (páli/sânscrito: बौद्ध धर्म Buddha Dharma) é uma religião e filosofia não-teísta que abrange uma variedade de tradições, crenças e práticas, baseadas nos ensinamentos atribuídos a Sidarta Gautama, mais conhecido como Buda (páli/sânscrito: "O Iluminado").

Zen

Zen é o nome japonês da tradição (e filosofia) religiosa ch'an, que surgiu na China por volta do século VII.

Teosofia

Teosofia (do grego θεοσοφία theosophia, de θεός theos, God + σοφία sophia, sabedoria; literalmente "sabedoria divina") é um termo que designa diferentes doutrinas místicas e iniciáticas de sentido esotérico.

Maaiana

Maaiana, mahayana, magnaiana ou Caminho para Muitos (, transl. mahāyāna, "grande veículo") é um termo classificatório utilizado no budismo que pode ser usado de três maneiras diferentes:

Teravada

Teravada (em pāli: थेरवाद, theravāda; em sânscrito: स्थविरवाद, sthaviravāda); literalmente, "Ensino dos Sábios" ou "Doutrina dos Anciões", é a mais antiga escola budista.

Vajrayana

Vajrayana (devanágari: बज्रयान; em mongol: Очирт хөлгөн, Ochirt Hölgön), também chamado de mantrayana, tantrayana, budismo esotérico ou tântrico e Carruagem do Diamante (chinês: 金剛乘, jīngāngshèng, japonês: 金剛乗, kongōjō) , é um conjunto de escolas budistas esotéricas.

Budismo tibetano

O Budismo Tibetano, também chamado de Budismo Vajrayana ou Lamaísmo, emprega práticas de meditação na forma de elaborados rituais, com leitura de Saddhanas (textos litúrgicos), visualizações e instrumentos musicais.

Budismo no Brasil

O budismo no Brasil tem características singulares em relação ao de outros países. O país abriga a maior colônia de japoneses e descendentes fora do Japão, e essa comunidade nipônica trouxe, consigo, uma variedade de sacerdotes e instrutores budistas em distribuição significativamente diferente da que existe no Japão.

Terra Pura

Terra Pura é uma forma de budismo, também conhecida como amidismo devido à sua característica de devoção ao Amitaba, o Buda da Luz Infinita, principalmente pela recitação do nenbutsu.

Budismo no Japão

A história do budismo no Japão pode ser dividida em três períodos: o Período Nara (até o ano 784), o Período Heian (794–1185) e o Período Pós-Heian (de 1185 em diante).

Budismo na China

O Budismo na China (汉传佛教), é um ramo do budismo que é originário da China e é uma das três maiores escolas de filosofia junto com o confucionismo e o taoísmo.

Budismo de Nitiren

Chama-se budismo de Nitiren ao conjunto de escolas budistas que seguem o ensinamento de Nitiren, monge que viveu no Japão no século XIII.

Budismo na Índia

O budismo nasceu nos arredores da antiga Mágada (atual Bihar) no nordeste indiano. A partir do seu local de nascimento, o budismo espalhou-se para outras partes do norte e para o centro da Índia.

Budismo no Nepal

O próprio Buda nasceu em Lumbini, hoje localizada no Nepal. Apesar disto, apenas 10.74% da população nepalense pratica o Budismo, consistindo esta porcentagem principalmente em grupos de origem tibeto-birmanesa.

Outros significados interessantes

Galáxia anã,SBT,Califado Almóada,Michel Foucault,Ilhas Diomedes,Principado romano,Protestantes,Energia livre de Gibbs,Grande Assembleia Nacional da Turquia,Piasco,Kilimanjaro,Nome gestual,Nuvem,Vegetal,EFEO,Edir Macedo,Intencionalidade,1676,Organização da Conferência Islâmica,Kino Pravda,31 a.C.,Caxias do Sul,Grinzane Cavour,10 de janeiro,Rho Piscium,Número de Reynolds,Farol do Cabo Branco,Crime de guerra,Ditadura Nacional,Cartum