Budismo - Significado e Enciclopédia.

Budismo Enciclopédia

Lista de significados e derivados de Budismo:

Budismo

Budismo (páli/sânscrito: बौद्ध धर्म Buddha Dharma) é uma religião e filosofia não-teísta que abrange uma variedade de tradições, crenças e práticas, baseadas nos ensinamentos atribuídos a Sidarta Gautama, mais conhecido como Buda (páli/sânscrito: "O Iluminado").

Zen

Zen é o nome japonês da tradição (e filosofia) religiosa ch'an, que surgiu na China por volta do século VII.

Teosofia

Teosofia (do grego θεοσοφία theosophia, de θεός theos, God + σοφία sophia, sabedoria; literalmente "sabedoria divina") é um termo que designa diferentes doutrinas místicas e iniciáticas de sentido esotérico.

Maaiana

Maaiana, mahayana, magnaiana ou Caminho para Muitos (, transl. mahāyāna, "grande veículo") é um termo classificatório utilizado no budismo que pode ser usado de três maneiras diferentes:

Teravada

Teravada (em pāli: थेरवाद, theravāda; em sânscrito: स्थविरवाद, sthaviravāda); literalmente, "Ensino dos Sábios" ou "Doutrina dos Anciões", é a mais antiga escola budista.

Vajrayana

Vajrayana (devanágari: बज्रयान; em mongol: Очирт хөлгөн, Ochirt Hölgön), também chamado de mantrayana, tantrayana, budismo esotérico ou tântrico e Carruagem do Diamante (chinês: 金剛乘, jīngāngshèng, japonês: 金剛乗, kongōjō) , é um conjunto de escolas budistas esotéricas.

Budismo tibetano

O Budismo Tibetano, também chamado de Budismo Vajrayana ou Lamaísmo, emprega práticas de meditação na forma de elaborados rituais, com leitura de Saddhanas (textos litúrgicos), visualizações e instrumentos musicais.

Budismo no Brasil

O budismo no Brasil tem características singulares em relação ao de outros países. O país abriga a maior colônia de japoneses e descendentes fora do Japão, e essa comunidade nipônica trouxe, consigo, uma variedade de sacerdotes e instrutores budistas em distribuição significativamente diferente da que existe no Japão.

Terra Pura

Terra Pura é uma forma de budismo, também conhecida como amidismo devido à sua característica de devoção ao Amitaba, o Buda da Luz Infinita, principalmente pela recitação do nenbutsu.

Budismo no Japão

A história do budismo no Japão pode ser dividida em três períodos: o Período Nara (até o ano 784), o Período Heian (794–1185) e o Período Pós-Heian (de 1185 em diante).

Budismo na China

O Budismo na China (汉传佛教), é um ramo do budismo que é originário da China e é uma das três maiores escolas de filosofia junto com o confucionismo e o taoísmo.

Budismo de Nitiren

Chama-se budismo de Nitiren ao conjunto de escolas budistas que seguem o ensinamento de Nitiren, monge que viveu no Japão no século XIII.

Budismo na Índia

O budismo nasceu nos arredores da antiga Mágada (atual Bihar) no nordeste indiano. A partir do seu local de nascimento, o budismo espalhou-se para outras partes do norte e para o centro da Índia.

Budismo no Nepal

O próprio Buda nasceu em Lumbini, hoje localizada no Nepal. Apesar disto, apenas 10.74% da população nepalense pratica o Budismo, consistindo esta porcentagem principalmente em grupos de origem tibeto-birmanesa.

Outros significados interessantes

Joseph Haydn,Condado de Arad,Feudo,Edward B. Tylor,Ludwig von Mises,Plasma,Papa,Presidente do Brasil,Guerra total,Plural,Jesus,Madeira,Solo,Consoante surda,Igreja Primitiva,Ataque a Pearl Harbor,Grande Cisma do Oriente,Reformismo,Feudalismo,Ser humano,Rei,Assassinato de Sarajevo,Noite dos cristais,Anarcocapitalismo,Soberano,Bantos,Democracia,Secularismo,Coronelismo,Voto