Cânon - Significado e Enciclopédia

Cânon Significado

Lista de significados e derivados de Cânon:

Cânone

Um cânone ou cânon é um termo que deriva da palavra grega kanon, que designa uma vara utilizada como instrumento de medida, e que normalmente se caracteriza como um conjunto de regras (ou, frequentemente, como um conjunto de modelos) sobre um determinado assunto.

Cânon Romano

O Texto e rubricas do Cânon Romano referem-se às orações, normas e instruções do Missal Romano para a sua primeira anáfora, chamada oficialmente de Oração Eucarística I, também referida como o Cânon Romano ou o Cânon da Missa.

Cânon bíblico

O cânone bíblico designa o inventário ou lista de escritos ou livros considerados pela Igreja Católica e aceita pelas demais igrejas cristãs, como tendo evidências de inspiração divina.

Cânone (música)

Chama-se cânone a forma polifônica, em que as vozes imitam a linha melódica cantada por uma primeira voz, entrando cada voz, uma após a outra, uma retomando o que a outra acabou de dizer, enquanto a primeira continua o seu caminho: é uma espécie de corrida onde a segunda jamais alcança a primeira.

Cânone Tibetano

O cânon Budista Tibetano é lista de textos sagrados de várias seitas do Budismo Tibetano.

Cânon de Bayreuth

O Cânon de Bayreuth é um catálogo de óperas do compositor alemão Richard Wagner que foram representadas no Festival de Bayreuth.

Cânone Muratori

O Cânone Muratori, também conhecido por fragmento muratoriano ou fragmento de Muratori, é uma cópia da lista mais antiga que se conhece dos livros do Novo Testamento.

Cânone Ocidental

O Cânone Ocidental é um termo utilizado para definir o cânone da literatura ocidental e, num sentido mais lato, também da música e arte clássicas europeias mais influentes para moldar a arte da cultura ocidental.

Cânone de Ptolomeu

O Cânone de Ptolomeu é uma lista de reis com suas datas de início e término do reinado usada na Antiguidade pelos astrônomos como uma maneira de registrar fenômenos astronômicos, como os eclipses.

Cânone (Policleto)

Cânone foi o título de um tratado sobre as proporções do corpo humano escrito pelo escultor grego Policleto em meados do século V a.C.

Cânone (ficção)

O termo cânone, no contexto de um universo ficcional, refere-se ao conjunto de romances, histórias, filmes e outros considerados genuínos ou oficialmente sancionados, bem como aos eventos, personagens e cenários considerados como existentes dentro do universo ficcional.

Cânone de Trento

Cânone de Trento geralmente se refere à lista de livros da Bíblia que passaram a ser considerados canônicos a partir do Concílio de Trento.

Cânone chinês

O Cânon Budista Chinês é o cânone budista usado na China, Japão, Coreia e Vietnã. Ele consiste principalmente de textos Mahayana, mas também inclui os textos das escolas do budismo inicial que têm seu equivalente no Cânon Pali, e alguns textos pertencentes ao Budismo Vajrayana.

Cânone em Ré Maior

Cânone em Dê Maior é uma obra de câmara do compositor alemão Johann Pachelbel. Nessa peça, agora famosa, três violinos tocam o cânone (cada parte entrando com a mesma música a dois compassos de intervalo), enquanto um baixo contínuo executa uma passagem de fundo curta e simples de oito notas repetida sucessivamente, no caso, cinquenta e quatro vezes.

Outros significados interessantes

Modo de decaimento,Mandioca,Pós impressionista,Hectar,Ano Europeu do Diálogo Intercultural,Jogo eletrônico,Fissão nuclear espontânea,Alemanha Oriental,Anticomunismo,Sublime Porta,Vogal anterior fechada arredondada,Bertrand Russell,Madame Bovary,Xátrias,Bel e o dragão,Albert William Tucker,Entidade,Slow food,Cerrado,Michigan,Castilla La Mancha,Barco a vapor,Garcia de Resende,Marinha de guerra,Vizzola Ticino,Saint Pierre e Miquelon,Doce,Crocodilia,Guilherme de Ockham,Cornualha