Cânon - Significado e Enciclopédia

Cânon Significado

Lista de significados e derivados de Cânon:

Cânone

Um cânone ou cânon é um termo que deriva da palavra grega kanon, que designa uma vara utilizada como instrumento de medida, e que normalmente se caracteriza como um conjunto de regras (ou, frequentemente, como um conjunto de modelos) sobre um determinado assunto.

Cânon Romano

O Texto e rubricas do Cânon Romano referem-se às orações, normas e instruções do Missal Romano para a sua primeira anáfora, chamada oficialmente de Oração Eucarística I, também referida como o Cânon Romano ou o Cânon da Missa.

Cânon bíblico

O cânone bíblico designa o inventário ou lista de escritos ou livros considerados pela Igreja Católica e aceita pelas demais igrejas cristãs, como tendo evidências de inspiração divina.

Cânone (música)

Chama-se cânone a forma polifônica, em que as vozes imitam a linha melódica cantada por uma primeira voz, entrando cada voz, uma após a outra, uma retomando o que a outra acabou de dizer, enquanto a primeira continua o seu caminho: é uma espécie de corrida onde a segunda jamais alcança a primeira.

Cânone Tibetano

O cânon Budista Tibetano é lista de textos sagrados de várias seitas do Budismo Tibetano.

Cânon de Bayreuth

O Cânon de Bayreuth é um catálogo de óperas do compositor alemão Richard Wagner que foram representadas no Festival de Bayreuth.

Cânone Muratori

O Cânone Muratori, também conhecido por fragmento muratoriano ou fragmento de Muratori, é uma cópia da lista mais antiga que se conhece dos livros do Novo Testamento.

Cânone Ocidental

O Cânone Ocidental é um termo utilizado para definir o cânone da literatura ocidental e, num sentido mais lato, também da música e arte clássicas europeias mais influentes para moldar a arte da cultura ocidental.

Cânone de Ptolomeu

O Cânone de Ptolomeu é uma lista de reis com suas datas de início e término do reinado usada na Antiguidade pelos astrônomos como uma maneira de registrar fenômenos astronômicos, como os eclipses.

Cânone (Policleto)

Cânone foi o título de um tratado sobre as proporções do corpo humano escrito pelo escultor grego Policleto em meados do século V a.C.

Cânone (ficção)

O termo cânone, no contexto de um universo ficcional, refere-se ao conjunto de romances, histórias, filmes e outros considerados genuínos ou oficialmente sancionados, bem como aos eventos, personagens e cenários considerados como existentes dentro do universo ficcional.

Cânone de Trento

Cânone de Trento geralmente se refere à lista de livros da Bíblia que passaram a ser considerados canônicos a partir do Concílio de Trento.

Cânone chinês

O Cânon Budista Chinês é o cânone budista usado na China, Japão, Coreia e Vietnã. Ele consiste principalmente de textos Mahayana, mas também inclui os textos das escolas do budismo inicial que têm seu equivalente no Cânon Pali, e alguns textos pertencentes ao Budismo Vajrayana.

Cânone em Ré Maior

Cânone em Dê Maior é uma obra de câmara do compositor alemão Johann Pachelbel. Nessa peça, agora famosa, três violinos tocam o cânone (cada parte entrando com a mesma música a dois compassos de intervalo), enquanto um baixo contínuo executa uma passagem de fundo curta e simples de oito notas repetida sucessivamente, no caso, cinquenta e quatro vezes.

Outros significados interessantes

Alfons Maria Stickler,Fruta,Aaliyah,Estado do Brasil,Estratovulcão,Taxa,Guerra Ítalo Turca,Secretário de Estado dos Estados Unidos,Edward Schillebeeckx,Idácio,O Estado de S. Paulo,Grupo da Tabela Periódica,Apeninos,Isabel II de Espanha,Santa Verônica,FSB,Catecolamina,970,Cilindro,Manoel Deodoro da Fonseca,Liga MX,Drum machine,1321,Federação Internacional de Motociclismo,Kemetismo,Vaisheshika,Piratas somalis,Germano bálticos,Povo,Resistividade