Catolicismo - Significado e Enciclopédia

Catolicismo Significado

Lista de significados e derivados de Catolicismo:

Igreja Católica

A Igreja Católica (o termo "católico", derivado da palavra grega: καθολικός (katholikos), significa "santa igreja cristã"), chamada também de Igreja Católica Romana e Igreja Católica Apostólica Romana , é uma Igreja cristã com aproximadamente dois mil anos, colocada sob a autoridade suprema do Papa, Bispo de Roma e sucessor do apóstolo Pedro.

Catolicismo

Catolicismo (do grego καθολικος, translit.: katolikos; com o significado de "geral" ou "universal") é um termo amplo para o corpo da fé católica, a sua teologia, doutrinas, liturgia, príncipios éticos, e características comportamentais, bem como um povo religioso como um todo.

Igreja Ortodoxa

A Igreja Ortodoxa (do grego όρθος, transl. órtos: reto, correto, e δόξα, transl. dóxa: doutrina, opinião; literalmente, "igreja da opinião correta") ou Igreja Católica Ortodoxa é uma comunhão e igrejas cristãs autocéfalas, herdeiras da cristandade do Império Bizantino, que reconhece o primado de honra do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla desde que a sede de Roma deixou de comungar com a ortodoxia.

Doutrina Social da Igreja

Doutrina Social da Igreja (DSI) é o conjunto dos ensinamentos contidos na doutrina da Igreja Católica e no Magistério da Igreja Católica, constante de numerosas encíclicas e pronunciamentos dos Papas inseridos na tradição multissecular, e que tem suas origens nos primórdios do Cristianismo.

Catolicismo tradicionalista

O Catolicismo tradicionalista é um movimento de católicos romanos que praticam muitas ou todas as formas litúrgicas, devoções públicas e privadas e apresentações dos ensinamentos católicos que prevaleceram antes do Concílio Vaticano II (1962-65), sendo especialmente proeminente na Igreja Latina.

Catolicismo no Brasil

O catolicismo apostólico romano é atualmente a maior religião do Brasil, ativa no país desde o período pré-colonial, quando foi introduzida por missionários que acompanhavam os colonizadores portugueses.

Catolicismo no mundo

Em 2005, a Igreja Católica Apostólica Romana contava aproximadamente com 1115 milhões de membros (ou seja, mais de um sexto da população mundial e mais de metade de todos os cristãos ), distribuídos principalmente na Europa e na América mas também em outras regiões do mundo.

Catolicismo e Maçonaria

A Igreja Católica historicamente já se opôs radicalmente à maçonaria, devido aos princípios anticristãos maçônicos, em especial os deístas, libertários e humanistas ou iluministas.

Ultramontanismo

Ultramontanismo, do latim ultramontanus, que significa "além das montanhas", especificamente, para além dos Alpes de quem está em França ou na Alemanha, refere-se à doutrina política católica que busca em Roma a sua principal referência.

Catolicismo na Finlândia

A Igreja Católica na Finlândia faz parte da Igreja Católica sob a liderança espiritual do Papa e da Cúria em Roma.

Catolicismo na Noruega

O catolicismo na Noruega faz parte da Igreja Católica no mundo, sob a liderança espiritual do Papa, da Cúria Romana e e da Conferência Episcopal da Escandinávia.

Catolicismo em Portugal

A Igreja Católica é a principal instituição de religião em Portugal, sendo a esmagadora maioria dos católicos pertencentes à Igreja Católica de Rito Latino.

Catolicismo na China

O catolicismo na China (天主教, Tianzhu jiao; literalmente "Religião do Senhor dos Céus") tem uma história longa e turbulenta: o cristianismo foi trazido para a China pelos missionários nestorianos no século VII, na dinastia Tang.

Catolicismo na Bielorrússia

A Igreja Católica na Bielorrússia é parte integrante da Igreja Católica Romana mundial, sob a liderança espiritual do Papa e da cúria em Roma.

Outros significados interessantes

Williams F1,Gigante vermelha,Caso instrumental,Aisone,Tratado Dois Mais Quatro,Sgonico,Violonista,Líder da Revolução,Pampas,ADP,1725,11 de março,São Domingos de Benfica,Transmissão de energia elétrica,ATP de Monte Carlo,Horace Silver,Camarão,Superbike,Brawn BGP 001,Subúrbio,Dinastia Yuan,Mahdi,Estrela supergigante,Festa,Partido Reformista do Canadá,Akon,Entreposto,Terminologia soviética,Televisão OTT,Manowar