Catolicismo - Significado e Enciclopédia

Catolicismo Significado

Lista de significados e derivados de Catolicismo:

Igreja Católica

A Igreja Católica (o termo "católico", derivado da palavra grega: καθολικός (katholikos), significa "santa igreja cristã"), chamada também de Igreja Católica Romana e Igreja Católica Apostólica Romana , é uma Igreja cristã com aproximadamente dois mil anos, colocada sob a autoridade suprema do Papa, Bispo de Roma e sucessor do apóstolo Pedro.

Catolicismo

Catolicismo (do grego καθολικος, translit.: katolikos; com o significado de "geral" ou "universal") é um termo amplo para o corpo da fé católica, a sua teologia, doutrinas, liturgia, príncipios éticos, e características comportamentais, bem como um povo religioso como um todo.

Igreja Ortodoxa

A Igreja Ortodoxa (do grego όρθος, transl. órtos: reto, correto, e δόξα, transl. dóxa: doutrina, opinião; literalmente, "igreja da opinião correta") ou Igreja Católica Ortodoxa é uma comunhão e igrejas cristãs autocéfalas, herdeiras da cristandade do Império Bizantino, que reconhece o primado de honra do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla desde que a sede de Roma deixou de comungar com a ortodoxia.

Doutrina Social da Igreja

Doutrina Social da Igreja (DSI) é o conjunto dos ensinamentos contidos na doutrina da Igreja Católica e no Magistério da Igreja Católica, constante de numerosas encíclicas e pronunciamentos dos Papas inseridos na tradição multissecular, e que tem suas origens nos primórdios do Cristianismo.

Catolicismo tradicionalista

O Catolicismo tradicionalista é um movimento de católicos romanos que praticam muitas ou todas as formas litúrgicas, devoções públicas e privadas e apresentações dos ensinamentos católicos que prevaleceram antes do Concílio Vaticano II (1962-65), sendo especialmente proeminente na Igreja Latina.

Catolicismo no Brasil

O catolicismo apostólico romano é atualmente a maior religião do Brasil, ativa no país desde o período pré-colonial, quando foi introduzida por missionários que acompanhavam os colonizadores portugueses.

Catolicismo no mundo

Em 2005, a Igreja Católica Apostólica Romana contava aproximadamente com 1115 milhões de membros (ou seja, mais de um sexto da população mundial e mais de metade de todos os cristãos ), distribuídos principalmente na Europa e na América mas também em outras regiões do mundo.

Catolicismo e Maçonaria

A Igreja Católica historicamente já se opôs radicalmente à maçonaria, devido aos princípios anticristãos maçônicos, em especial os deístas, libertários e humanistas ou iluministas.

Ultramontanismo

Ultramontanismo, do latim ultramontanus, que significa "além das montanhas", especificamente, para além dos Alpes de quem está em França ou na Alemanha, refere-se à doutrina política católica que busca em Roma a sua principal referência.

Catolicismo na Finlândia

A Igreja Católica na Finlândia faz parte da Igreja Católica sob a liderança espiritual do Papa e da Cúria em Roma.

Catolicismo na Noruega

O catolicismo na Noruega faz parte da Igreja Católica no mundo, sob a liderança espiritual do Papa, da Cúria Romana e e da Conferência Episcopal da Escandinávia.

Catolicismo em Portugal

A Igreja Católica é a principal instituição de religião em Portugal, sendo a esmagadora maioria dos católicos pertencentes à Igreja Católica de Rito Latino.

Catolicismo na China

O catolicismo na China (天主教, Tianzhu jiao; literalmente "Religião do Senhor dos Céus") tem uma história longa e turbulenta: o cristianismo foi trazido para a China pelos missionários nestorianos no século VII, na dinastia Tang.

Catolicismo na Bielorrússia

A Igreja Católica na Bielorrússia é parte integrante da Igreja Católica Romana mundial, sob a liderança espiritual do Papa e da cúria em Roma.

Outros significados interessantes

Ársaces I da Pártia,Henry Paulson,Chieri,Cavidade torácica,Toyotomi Hideyoshi,Medalha e Prêmio Rutherford,Turcos seljúcidas,Década de 800,Praticagem,João II Casimiro Vasa,Oceania,Anísio Teixeira,Estilo arquitectónico,Barbatana ventral,Representação,Água tônica,Vespa,Namíbia,Êmbolo,Quenya,Gêngis Cã,Assembleia legislativa,Henrique II de Inglaterra,Clóvis,Joint venture,Escola Politécnica,Núcleons,Estadunidenses,Infância,Protesto