Diocese - Significado e Enciclopédia

Diocese Significado

Lista de significados e derivados de Diocese:

Diocese

Em algumas formas de cristianismo, uma diocese (do grego antigo διοίκησις, dióikessis, pelo latim dioecēsis) é uma unidade territorial administrada por um bispo.

Diocleciano

Caio Aurélio Valério Diocleciano (em latim: Gaius Aurelius Valerius Diocletianus (Diocleia, c. 22 de dezembro de 244 – Espalato, 3 de dezembro de 311), foi imperador romano de 284 a 305.

Patriarcado de Lisboa

O Patriarcado de Lisboa é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Lisboa. O título de Patriarca é atribuído ao prelado de Lisboa desde 1716. O Patriarcado foi ereto inicialmente como diocese no século IV. Em 10 de novembro de 1394 a Diocese de Lisboa foi elevada à condição de Arquidiocese Metropolitana. Torna-se sé patriarcal no dia 7 de novembro de 1716, o que consubstancia a máxima dignidade honorífica atribuível pela Igreja Católica a uma arquidiocese. Com a atribuição da dignidade Patriarcal ao Arcebispo de Lisboa, este ultrapassa finalmente em importância o Arcebispo de Braga que, com o título de Primaz das Espanhas, foi até 1716 o mais elevado clérigo existente em Portugal.

Diocese de Angra

A Diocese de Angra, frequentemente referida incorretamente como Diocese de Angra e Ilhas dos Açores, foi criada pelo papa Paulo III através da bula Aequum reputamus, de 5 de Novembro de 1534. A diocese abrange todo o arquipélago dos Açores e tem a sua sede na cidade de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

Arquidiocese de Braga

A diocese de Braga data do século III sendo conhecido do primeiro período da sua história apenas o Bispo Paterno cujo nome figura nas actas do Concílio de Toledo de 400. Não obstante, a tradição faz de São Pedro de Rates o primeiro bispo da cidade, cerca do ano 45 da nossa era.

Circunscrições eclesiásticas católicas do Brasil

As circunscrições eclesiásticas católicas do Brasil estão organizadas em dezessete regiões episcopais que têm seus conselhos regionais episcopais.

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (Archidioecesis Sancti Sebastiani Fluminis Ianuarii) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil.

Diocese do Porto

A Diocese do Porto é uma diocese portuguesa, localizada no Porto, que foi fundada no século IV. Até à sua restauração definitiva, no século XI, andou sediada em Magneto, muito provavelmente a povoação de Meinedo, no concelho de Lousada.

Arquidiocese de São Paulo

A Arquidiocese de São Paulo (em latim Archidiœcesis Sancti Pauli in Brasilia)

Arquidiocese de Évora

A história da Diocese de Évora é bastante antiga. Segunda a lenda, São Manços terá sido o primeiro Bispo de Évora, porém D.

Itália (província romana)

Os romanos usavam o termo Itália (Italia, em latim), durante o período histórico da República, para referir-se ao território da península Itálica, do Rubicão até a Calábria.

Diocese do Algarve

A Diocese do Algarve é uma diocese católica desta região do sul de Portugal, com uma história que remonta ao século IV.

Arquidiocese de Belém do Pará

A Arquidiocese de Belém do Pará (Archidioecesis Belemensis de Pará) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil.

Arquidiocese de São Salvador da Bahia

A Arquidiocese de São Salvador da Bahia (Archidioecesis Sancti Salvatoris in Brasilia) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil.

Outros significados interessantes

Neognosticismo,Reino do Kongo,Estratocracia,276,Copa do Mundo de 1986,Folclore judaico,Eicosanóides,Glenn Miller,Guerra de Independência de Bangladesh,Ortodoxa,Ciclone,Apoproteína,The Funk Brothers,Limão,Mirta,Xuzhou,Republicanos,Bangu Atlético Clube,Plataforma,Cowboy,Mary Higgins Clark,Raciocínio lógico,Atração turística,Lewis Hamilton,1814,Papilionoidea,Bugatti,Herodes Arquelau,Estafetas,Caitanya Mahaprabhu