Dispersão - Significado e Enciclopédia

Dispersão Significado

Lista de significados e derivados de Dispersão:

Dispersão

Diferentes significados do vocábulo Dispersão:

Dispersão biológica

Em biologia chama-se dispersão ao conjunto dos processos que possibilitam a fixação de indivíduos de uma espécie num local diferente daquele onde viviam os seus progenitores.Todos os organismos na natureza são encontrados em determinados locais por que eles se deslocaram até lá partindo de um centro de origem.

Dispersão (química)

Dispersão, na Química, é qualquer disseminação de uma substância ao longo de todo o volume de outra substância.

Dispersão estatística

Em Estatística, dispersão (também chamada de variabilidade ou espalhamento) mostra o quão esticada ou espremida uma distribuição (teórica ou que define uma amostra).

Dispersão de sementes

As plantas produtoras de sementes apareceram, provavelmente, na era Paleozóica, à cerca de 350 milhões de anos atrás.

Dispersão de Rayleigh

A dispersão de Rayleigh (em homenagem a Lord Rayleigh) é a dispersão da luz ou qualquer outra radiação electromagnética por partículas muito menores que o comprimento de onda dos fótons dispersados.

Dispersão (óptica)

A dispersão óptica (chamada também de dispersão cromática por causa das diferentes cores associadas aos comprimentos de onda) é um resultado direto da refração, importantíssimo para o nosso cotidiano.

Dispersão de Rutherford

Em física, a dispersão de Rutherford é um fenômeno que foi explicado por Ernest Rutherford em 1909, e levou ao desenvolvimento da teoria orbital do átomo.

Dispersão (física)

Dispersão em física consiste em um fenômeno que ocorre quando as velocidades das fases (velocidade das componentes) de uma perturbação periódica propagando-se em um dado meio depende das frequências da mesmas.

Coloide

Em química, coloides (ou sistemas coloidais ou ainda dispersões coloidais) são sistemas nos quais um ou mais componentes apresentam pelo menos uma das suas dimensões dentro do intervalo de 1nm a 1µm.

Dispersão elástica

Em teoria da dispersão e em particular em física de partículas, dispersão elástica é uma das formas específicas de dispersão.

Dispersão de nêutrons

Dispersão de nêutrons é um processo de dispersão em que um feixe de nêutrons interage com a matéria. A análise dos nêutrons após a interação permite obter informações sobre a matéria.

Dispersão dos apóstolos

Dispersão dos apóstolos (em latim: Divisio Apostolorum) foi uma festa litúrgica celebrada em alguns lugares em comemoração ao trabalho missionário dos apóstolos que, segundo a tradição teriam fundado alguma sé apostólica.

Teoria de Mie

Teoria de Mie, também chamada teoria Lorenz-Mie ou teoria Lorenz-Mie-Debye, é uma solução analítica completa das equações de Maxwell para a dispersão de radiação eletromagnética por partículas esféricas (também chamada dispersão de Mie).

Outros significados interessantes

Fluido não newtoniano,1516,Gregory Bateson,Mettet,Momentum linear,Tour de France de 1903,Hieroglifos,Tênis nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016,Mortalidade infantil,Syd Barrett,Schwaller de Lubicz,Rio Kagera,Teorema de Lucas,Microsoft Windows,Ciclismo de pista,Kentucky,Neopaganismo celta,Occupy Wall Street,Pneumocystis jirovecii,Rajada de vento,Barbárie,732,1615,George Harrison,Mercado de balcão,Terramoto do Índico de 2004,União Africana,Aliados,Taxa de compressão,Cape Spear