Doenças - Significado e Enciclopédia

Doenças Significado

Lista de significados e derivados de Doenças:

Doença

A doença (do latim dolentia, padecimento) designa em medicina e outras ciências da saúde um distúrbio das funções de um órgão, da psique ou do organismo como um todo, que está associado a sinais e sintomas específicos.

Doença congênita

Doença congênita (português brasileiro) ou congénita (português europeu) é aquela adquirida antes do nascimento ou mesmo posterior a tal, no primeiro mês de vida, seja qual for a sua causa.

Doença psicossomática

O termo doença psicossomática é bastante utilizado quando uma doença física ou não, tem seu princípio na mente.

Doença degenerativa

Uma doença degenerativa é uma doença que consiste na alteração do funcionamento de uma célula, um tecido ou um órgão, excluindo-se nesse caso as alterações devidas a inflamações, infecções e tumores.

Doença infecciosa

De acordo com a medicina atual, uma doença infecciosa ou doença transmissível é qualquer doença causada por um agente patogênico (como: vírus, bactéria e também parasita), em contraste com causa física (por exemplo: queimadura, intoxicação química, relação sexual, beijos ou ferimentos.)

Doença crônica

Doença crónica (português europeu) ou crônica (português brasileiro) é uma doença que não é resolvida num tempo curto, definido usualmente em três meses.

Doença respiratória

As doenças respiratórias são as que afetam o trato e os órgãos do sistema respiratório. Os factores de risco são tabagismo, a poluição, a exposição profissional a poluentes atmosféricos, as condições alérgicas e doenças do sistema imunitário, entre outros.

Doença do neurônio motor

As doenças do neurônio motor (MND, sigla do inglês) são um grupo de enfermidades neurobiológicas que afetam seletivamente neurônios motores, as células que controlam a atividade muscular voluntária, incluindo a fala, o caminhar, a respiração, a deglutição e o movimento geral do corpo.

Doença negligenciada

Doenças negligenciadas são um grupo de doenças radicais endêmicas especialmente entre as populações pobres da África, Ásia e América Latina.

Doença neurodegenerativa

Doenças neurodegenerativas são doenças em que ocorre a destruição progressiva e irreversível de neurônios, as células responsáveis pelas funções do sistema Nervoso.

Doenças metabólicas associadas à deficiência mental

Doenças metabólicas associadas à deficiência mental

Doenças da aorta

As Doenças da aorta são as doenças que afetam esta artéria, a primeira que sai do ventrículo esquerdo do coração e distribui o sangue para todo o corpo.

Doença parasitária

Doença parasitária, enfermidade parasitária, ou parasitose, é uma doença infecciosa causada por um parasito protozoário ou metazoário (cestódeo, trematódeo, nematódeo e artrópode).

Doença sistémica

Doença sistémica (português europeu) ou doença sistêmica (português brasileiro) é uma doença que afeta uma série de órgãos ou tecidos ou que afeta o corpo humano como um todo.

Outros significados interessantes

1763,Rudolf Steiner,Zoonose,Triássico,Difosfato de adenosina,Presidente da África do Sul,Macrocosmo,Álcool coniferílico,Brandemburgo Prússia,Direito internacional público,Companhia Neerlandesa das Índias Orientais,Valete,Oceano global,Música da Irlanda,Letras Clássicas,1163,Néstor Kirchner,Música do Kosovo,Modalidade olímpica,Granito,Merseyside,Açailândia,OMS,The Quarrymen,Espaço privado,Biólogo,Artrópodes,Dagoberto III,Linhagem,Robert E. Howard