Ferrovia - Significado e Enciclopédia

Ferrovia Significado

Lista de significados e derivados de Ferrovia:

Ferrovia

Uma ferrovia (chamada também via férrea, ) é um sistema de transporte baseado em trens ou comboio correndo sobre carris ou trilhos previamente dispostos.

Ferrovia Paulista S.A.

A Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa) foi uma empresa ferroviária brasileira que pertencia ao Estado de São Paulo, embora sua malha se estendesse por Minas Gerais até Araguari, tendo também um ramal que terminava na cidade de Sengés, no Paraná.

Estrada de Ferro Vitória a Minas

A Estrada de Ferro Vitória a Minas, também conhecida pela abreviação EFVM, é uma ferrovia brasileira que interliga a Região Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo, a Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais.

Ferrovias

A empresa Ferrovias e Construções, S. A., mais conhecida pela designação Ferrovias, é uma operadora portuguesa de construção e manutenção ferroviária; encontra-se integrada no grupo Mota-Engil.

Estrada de Ferro Santos-Jundiaí

A Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (EFSJ), que da sua inauguração em 1867 até ao ano de 1946 foi denominada São Paulo Railway Company (SPR), foi uma ferrovia do estado de São Paulo.

Ferrovia Norte-Sul

A Ferrovia Norte-Sul é uma ferrovia brasileira, concessionarizada à VLI através de licitação realizada pela VALEC em 2008 à sua antiga controladora Vale S.A.

Estrada de Ferro Carajás

A Estrada de Ferro Carajás (EFC) é uma ferrovia brasileira operada pela Vale S.A.. Possui 5 estações, 10 paradas e percorre ao todo 892 km ligando os municípios de São Luís, Santa Inês, Açailândia, Marabá e Parauapebas.

Ferrovia Centro-Atlântica

A Ferrovia Centro Atlântica, mais conhecida como FCA, é uma empresa privada do grupo VALE, criada no dia 1 de setembro de 1996 assumindo a malha privatizada da RFFSA composta das seguintes superintendências regionais: SR-2 com sede em Belo Horizonte; SR-8 com sede em Campos dos Goytacazes; e SR7, com sede em Salvador.

Ferrovia Rética

A Ferrovia Rética (; ; língua romanche: Viafer Retica), também conhecida pela sigla em alemão RhB, é a maior companhia ferroviária privada da Suíça e segunda mais importante, depois da estatal SBB-CFF-FFS.

Transiberiana

A ferrovia Transiberiana ou simplesmente Transiberiana (em russo: Транссибирская магистраль, Транссиб ou 'Transsibirskaya magistral', Transsib) é uma rede ferroviária conectando a Rússia Europeia com as províncias do Extremo-Oriente Russo, Mongólia, China e o Mar do Japão.

Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) é uma ferrovia no atual estado de Rondônia, no Brasil.

Transporte ferroviário na Turquia

Os transportes ferroviários na Turquia são administrados pela empresa estatal Caminhos de Ferro da República da Turquia (Türkiye Cumhuriyeti Devlet Demiryolları, TCDD).

EF-334

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste, também referida como Ferrovia Oeste-Leste ou Leste-Oeste, está em fase de execução.

Ferrovia Tereza Cristina

Ferrovia Tereza Cristina (segundo a ortografia vigente Ferrovia Teresa Cristina) é uma ferrovia brasileira situada no estado de Santa Catarina.

Outros significados interessantes

Língua anglo saxã,Diocese,Glaucophyta,Federal Records,Ludwig Boltzmann,RGBA,Mar do Norte,Jay Garrick,Urânio empobrecido,Bloqueio da Faixa de Gaza,Haakon Magnusson da Noruega,Vitamina D3,Transtorno Explosivo Intermitente,Contabilidade nacional,Adriano,Isospin,Sistema de Raunkiær,Damville,Tirol,Lüneburg,Guilherme I da Alemanha,Leucócitos,Fidelidade,Alantoide,Bradley Manning,Brunei,Cana de açúcar,Vertebrados,Homossexuais na Alemanha Nazista,Campania