Fonologia - Significado e Enciclopédia

Fonologia Significado

Lista de significados e derivados de Fonologia:

Fonologia

Fonologia (do Grego phonos = voz/som e logos = palavra/estudo) é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma, do ponto de vista de sua função no sistema de comunicação linguística.

Fonologia da língua portuguesa

A fonologia do português varia consideravelmente entre seus dialetos, chegando, em casos extremos, a causar dificuldades na inteligibilidade.

Língua na'vi

A língua Na'vi é a língua artificial dos Na'vi, raça alienígena nativa da lua Pandora no filme Avatar.

Fonologia do francês

O francês possui cerca de 20 a 21 consoantes e 11 a 16 vogais.

Fonologia da língua sueca

O sueco é caracterizado pela sua riqueza vocálica – 18 fonemas vogais –

Fonologia do alemão

Na língua alemã as vogais e as consoantes têm pronúncia similar às da língua portuguesa, excetuando-se os casos dos itens a seguir:

Fonologia do islandês

A fonologia do islandês é o estudo da fonologia da língua islandesa. Diferentemente de outros idiomas, o islandês tem pequena ou nenhuma diferença de sons entre os dialetos, devido ao pequeno número de falantes concentrados numa pequena região.

Fonologia do crioulo cabo-verdiano

O sistema fonológico do crioulo cabo-verdiano deriva em grande parte do sistema fonológico do português dos século XV a XVII.

Fonologia do galês

A fonologia da língua galesa é caracterizada pelo número de sons que não ocorrem no português e que são tipologicamente raros nas demais línguas europeias, como a fricativa alveolar lateral surda e as consoantes nasais surdas.

Fonologia do grego moderno

Este artigo apresenta uma síntese da fonologia do grego moderno padrão.

Fonologia prosódica

A Fonologia Prosódica, segundo Nespor e Vogel , "é uma teoria de organização do enunciado em unidades fonológicas organizadas hierarquicamente".

Fonologia do italiano

Este artigo trata da fonologia do italiano padrão. Para mais informações sobre variantes, deve-se ver os dialetos do italiano e as línguas da Itália.

Fonologia do grego koiné

O grego koiné está foneticamente num período de transição: no começo do período a língua era virtualmente idêntica com o grego antigo clássico, ao passo que no final a língua era fonologicamente mais próxima ao grego moderno que o grego antigo

Fonologia do iídiche

A fonologia do iídiche varia muito entre seus dialetos, no entanto, é unificada pela presença de uma norma culta criada no século XX.

Outros significados interessantes

Gigantes gasosos,Silicato,Baruch de Spinoza,Asclépio 21 29,Limpeza étnica,Intensidade de corrente elétrica,Continente,Guerra do Iraque,Motor de explosão,Organização industrial,Segunda Frente Unida,Antipapa,Norman Geisler,Costume,Gnosiologia,Guerra dos Seis Dias,Periferias da Grécia,270,Citostoma,Tumba,Forças Armadas da União Soviética,Questor,Concílios ecuménicos católicos,Buraco negro estelar,Pedro I do Brasil,Academia Real de Pintura e Escultura de Paris,Mar Bothniano,Velocidade média,Ondas Hertzianas,Vulcanoide