Fonologia - Significado e Enciclopédia

Fonologia Significado

Lista de significados e derivados de Fonologia:

Fonologia

Fonologia (do Grego phonos = voz/som e logos = palavra/estudo) é o ramo da Linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma, do ponto de vista de sua função no sistema de comunicação linguística.

Fonologia da língua portuguesa

A fonologia do português varia consideravelmente entre seus dialetos, chegando, em casos extremos, a causar dificuldades na inteligibilidade.

Língua na'vi

A língua Na'vi é a língua artificial dos Na'vi, raça alienígena nativa da lua Pandora no filme Avatar.

Fonologia do francês

O francês possui cerca de 20 a 21 consoantes e 11 a 16 vogais.

Fonologia da língua sueca

O sueco é caracterizado pela sua riqueza vocálica – 18 fonemas vogais –

Fonologia do alemão

Na língua alemã as vogais e as consoantes têm pronúncia similar às da língua portuguesa, excetuando-se os casos dos itens a seguir:

Fonologia do islandês

A fonologia do islandês é o estudo da fonologia da língua islandesa. Diferentemente de outros idiomas, o islandês tem pequena ou nenhuma diferença de sons entre os dialetos, devido ao pequeno número de falantes concentrados numa pequena região.

Fonologia do crioulo cabo-verdiano

O sistema fonológico do crioulo cabo-verdiano deriva em grande parte do sistema fonológico do português dos século XV a XVII.

Fonologia do galês

A fonologia da língua galesa é caracterizada pelo número de sons que não ocorrem no português e que são tipologicamente raros nas demais línguas europeias, como a fricativa alveolar lateral surda e as consoantes nasais surdas.

Fonologia do grego moderno

Este artigo apresenta uma síntese da fonologia do grego moderno padrão.

Fonologia prosódica

A Fonologia Prosódica, segundo Nespor e Vogel , "é uma teoria de organização do enunciado em unidades fonológicas organizadas hierarquicamente".

Fonologia do italiano

Este artigo trata da fonologia do italiano padrão. Para mais informações sobre variantes, deve-se ver os dialetos do italiano e as línguas da Itália.

Fonologia do grego koiné

O grego koiné está foneticamente num período de transição: no começo do período a língua era virtualmente idêntica com o grego antigo clássico, ao passo que no final a língua era fonologicamente mais próxima ao grego moderno que o grego antigo

Fonologia do iídiche

A fonologia do iídiche varia muito entre seus dialetos, no entanto, é unificada pela presença de uma norma culta criada no século XX.

Outros significados interessantes

Misandria,Priero,Henrique Luís Roessler,Heráclito,Caju,Universidade de Navarra,Guirlanda,Mercado Comum Centro Americano,Solidariedade social,Calhau,Carlos X da França,Teologia da prosperidade,Cristianismo,Acanthodii,Referendo sobre a Reforma Política na Espanha em 1976,John Dewey,Língua punjabi,Aroldo de Azevedo,Megalossauro,Medos,Alfons Maria Mucha,Burlesco,Agricultura,Conventus,Devi,Nacionalidades históricas da Espanha,Naval,Educação extraescolar,Sudoeste Asiático,Península Arábica