Glicogênio - Significado e Enciclopédia

Glicogênio Significado

Lista de significados e derivados de Glicogênio:

Glicogénio

O glicogénio (português europeu) ou glicogênio (português brasileiro) é um polissacárido e a principal reserva energética nas células animais e bactérias como as cianobactérias, antigamente chamadas de algas azuis, encontrado, principalmente, no fígado e nos músculos.

Glicogénio sintase

GlicogénioPE ou GlicogênioPB sintase é uma enzima glicosiltransferase (EC 2.4.1) que catalisa a reacção de transformação de UDP-glucose e de (1,4-α-D-glucosil)n em UDP e (1,4-α-D-glucosil)n+1. Converte o excesso de resíduos de glicose, um por um, numa cadeia polimérica, para acoplamento na molécula de glicogênio.

Glicogenólise

Glicogenólise é a degradação de glicogênio realizada através da retirada sucessiva de moléculas de glicose.

Glicogenose

Uma glicogenose (também chamada de doença do armazenamento de glicogênio) é qualquer doença relacionada a erros inatos do metabolismo, resultantes de deficiências enzimáticas, que afetam o processamento da síntese glicogênio ou sua quebra nos músculos e fígado.

Doença de Von Gierke

A doença de von Gierke ou Glicogenose tipo I é um distúrbio metabólico hereditário . Afeta 1 em cada 50.000 nascidos por ano.

Outros significados interessantes

Pragas,Armen Takhtajan,Etanol,Ortotropia,Episcopado católico,Pooideae,Instituto Ludwig von Mises,Trompete,Doutor,Elisha Graves Otis,Lisossoma,Tomada de Granada,Munique 1972,Saúde humana,1729,Eríxias,Karim Aïnouz,Malik,Mao Tse Tung,1228,Energia livre de Helmholtz,Corpo Governante,Ovípara,Lasnigo,Planeta menor,Reino da Irlanda,Vinícius de Moraes,Ibiza,Reino da Geórgia,Urticales