Glicogênio - Significado e Enciclopédia

Glicogênio Significado

Lista de significados e derivados de Glicogênio:

Glicogénio

O glicogénio (português europeu) ou glicogênio (português brasileiro) é um polissacárido e a principal reserva energética nas células animais e bactérias como as cianobactérias, antigamente chamadas de algas azuis, encontrado, principalmente, no fígado e nos músculos.

Glicogénio sintase

GlicogénioPE ou GlicogênioPB sintase é uma enzima glicosiltransferase (EC 2.4.1) que catalisa a reacção de transformação de UDP-glucose e de (1,4-α-D-glucosil)n em UDP e (1,4-α-D-glucosil)n+1. Converte o excesso de resíduos de glicose, um por um, numa cadeia polimérica, para acoplamento na molécula de glicogênio.

Glicogenólise

Glicogenólise é a degradação de glicogênio realizada através da retirada sucessiva de moléculas de glicose.

Glicogenose

Uma glicogenose (também chamada de doença do armazenamento de glicogênio) é qualquer doença relacionada a erros inatos do metabolismo, resultantes de deficiências enzimáticas, que afetam o processamento da síntese glicogênio ou sua quebra nos músculos e fígado.

Doença de Von Gierke

A doença de von Gierke ou Glicogenose tipo I é um distúrbio metabólico hereditário . Afeta 1 em cada 50.000 nascidos por ano.

Outros significados interessantes

Base nitrogenada,Património cultural,Apiano,Segmentos de reta,Oulx,Sans serif,61,Renovação moral,Crômio,Desigualdade econômica,Anarquismo especifista,Bem comum,Sahara,Jornalismo jurídico,Corrientes,Odonata,Doha,1701,Podgorica,Guerra Peninsular,10 de Agosto,Daniela Duarte,Nano,541,Válvula termiônica,Distrito de Coimbra,Filosofia política,Velho Mundo,Boticas,Odessa