Hemisfério - Significado e Enciclopédia

Hemisfério Significado

Lista de significados e derivados de Hemisfério:

Hemisfério sul

Hemisfério Sul, austral ou meridional é a metade de um planeta localizada entre a linha do Equador (latitude 0º) e o Pólo Sul.

Hemisférios de Magdeburgo

Os hemisférios de Magdeburgo, ou de Madeburgo, consistem em duas abóbadas metálicas ocas, de uns 500 litros de capacidade, de forma hemisférica que se ajustam uma com a outra formando uma esfera.

Hemisfério (geografia)

Em geografia, um hemisfério é uma metade do globo terrestre. Essa metade é delimitada por um círculo máximo, que poderá ser ou a linha do equador ou então um par formado por duas semicircunferências: um meridiano e seu respectivo antimeridiano.

Hemisfério norte

Hemisfério Norte, boreal ou setentrional é a metade de um planeta localizada entre a linha do Equador (latitude 0º) e o Polo Norte.

Hemisfério ocidental

O hemisfério ocidental ou hemisfério oeste engloba todas as regiões situadas a oeste da longitude 0°, ou meridiano de Greenwich.

Hemisfério oriental

Hemisfério oriental é um termo geográfico usado para se referir a metade do planeta Terra situada a leste do meridiano de Greenwich e a oeste da linha internacional de data.

Hemisfério cerebral

Um hemisfério cerebral é definido como uma das duas regiões do cérebro que são divididas pelo plano mediano do corpo.

Hemisfério oceânico

Hemisfério das águas, ou hemisfério aquático, ou hemisfério oceânico ou hemisfério marítimo é o hemisfério da Terra que contem a maior área de água.

Hemisfério celestial sul

O hemisfério celestial sul, popularmente chamado também de céu austral ou meridional, é a metade sul resultante da interseção da esfera celeste com o plano do equador terrestre.

Hemisfério continental

O Hemisfério continental é o Hemisfério do Planeta Terra cuja superfície apresenta a maior porção possível de terras (Continentes e ilhas).

Hemisfério celestial norte

O hemisfério celestial norte, popularmente chamado também de céu boreal ou setentrional, é a metade norte resultante da interseção da esfera celeste com o plano do equador terrestre.

Hemisfério Cerberus

O Hemisfério Cerberus é parte da geografia de Marte e corresponde a uma área que se estende pelas latitudes: 20º S a 55° N e longitudes: 150° a 230°.

Outros significados interessantes

Propriedades da matéria,Fronteira França Itália,Ford,Telecomunicações,Microcosmos,Valor eficaz,Plataformismo,Línguas itálicas,Amorita,Kinmen,Transdisciplinar,Sapateado,Crise do terceiro século,Shiva Samhita,Universidade de Glasgow,Frequência cardíaca,Hijra,Opel,Música da Irlanda,Expectativas racionais,Romantismo,Tratado de Maastricht,Estado secular,RISC,Intervencionismo,Nomenclaturas de unidades territoriais para fins estatísticos,Insuficiência renal crónica,Velozes e Furiosos,Jackson Five,Eagles