Hormona - Significado e Enciclopédia

Hormona Significado

Lista de significados e derivados de Hormona:

Hormona

Hormona (português europeu) ou hormônio (português brasileiro) é uma substância química específica fabricada pelo sistema endócrino ou por neurónios altamente especializados e que funciona como biossinalizador.

Hormona esteroide

As hormonas esteroides (AO 1945: hormonas esteróides) são esteróides que podem actuar como hormonas. As hormonas esteróides em mamíferos podem ser agrupadas em cinco grupos, de acordo com o tipo de receptor a que se ligam: glucocorticóides, mineralocorticóides, androgénios, estrogénios e progestagénios.

Vasopressina

A vasopressina, também conhecida como arginina vasopressina (AVP) ou argipressina ou hormônio antidiurético (português brasileiro) ou hormona antidiurética (português europeu) (HAD, em inglês ADH, antidiuretic hormone), é um hormônio humano secretado em casos de desidratação e queda da pressão arterial; fazendo com que os rins conservem a água no corpo, concentrando e reduzindo o volume da urina.

Hormônio do crescimento

O hormônio do crescimento (português brasileiro) ou hormona do crescimento (português europeu), abreviadamente GH ( do inglês growth hormone ), também chamado somatotrofina ou somatotropina (ST), é uma proteína e um hormônio peptídico sintetizado e secretado pela glândula hipófise anterior.

Hormônio luteinizante

A hormona luteinizante (português europeu) ou hormônio luteinizante (português brasileiro), luteoestimulina ou ainda LH (Luteinizing Hormone, em inglês) é um hormônio produzido pela adenoipófise.

Hormônio folículo-estimulante

A hormona folículo-estimulante (português europeu) ou hormônio folículo-estimulante (português brasileiro) ou FSH ou FSH (F) (En.: Follicle-stimulating hormone) nos humanos e outros animais.

Hormônio estimulante da tiroide

O hormônio estimulante da tireoide (português brasileiro) ou hormona estimulante da tiroide (português europeu)}, tirotrofina ou simplesmente TSH (do inglês, thyroid-stimulating hormone) é um hormônio que induz a maior ou menor atividade da tireoide.

Fitormônio

As hormonas (português europeu) ou hormônios (português brasileiro) vegetais, também conhecidas por fito-hormonas (português europeu) ou fito-hormônios (português brasileiro) são compostos orgânicos que atuam em doses muito pequenas e são os principais fatores internos de regulação das reações de desenvolvimento e crescimento das plantas.

Hormônio adrenocorticotrófico

A corticotrofina, hormona adrenocorticotrófica (português europeu) ou hormônio adrenocorticotrófico (português brasileiro), geralmente abreviado para a sigla ACTH (Adrenocorticotropic hormone em inglês), é um polipeptídeo com trinta e nove aminoácidos produzido pelas células corticotróficas da adeno-hipófise.

Esteroide sexual

Os esteróides sexuais, também conhecidos como esteróides gonadais, são hormônios esteróides que interagem com receptores de andrógenos e estrógenos nos animais vertebrados.

Hormônio liberador de gonadotrofina

Hormônio liberador de gonadotrofina (também conhecido pela sigla GnRH, do inglês Gonadotropin-Releasing Hormone) é um hormônio dipeptídico produzido no hipotálamo e causa a liberação dos hormônios FSH e LH ( folículo-estimulante, respectivamente e hormônio luteinizante), que vão atuar estimulando as gônadas dos animais mamíferos, que são os ovários para as fêmeas e os testículos para os machos.

Hormônio liberador de corticotrofina

O hormônio liberador de corticotrofina (português brasileiro) ou hormona libertadora de corticotrofina (português europeu) (CRH - Corticotropin-releasing hormone) é um(a) hormônio (português brasileiro) ou hormona (português europeu) produzido pelo hipotálamo responsável pela liberação do hormônio adrenocorticotrófico, também chamado de corticotrofina, pela adenoipófise.

Autócrino

Um sinalizador autócrino é um mensageiro químico (hormônio) produzido por uma célula (chamado de agente autócrino), que age nesta mesma célula.

Traumatina

A traumatina ou hormona do ferimento é uma hormona vegetal que é produzida em resposta a traumatismos.

Outros significados interessantes

Mateus 21,Judô,Deposição,Templo Maçônico,Ordem compósita,Liaoning,Christian de Portzamparc,Hino nacional,Steven Seagal,Distúrbio mental,NASA,Antoine Joseph Sax,Logaritmos,Atman,Kora,História do Irão,27 de maio,Igrejas Protestantes,Paris Football Club,Etta James,Mistislau I de Kiev,Meditações,Havelange,Barra do Cuieté,Villecresnes,Mandriva Linux,Siddhartha Gautama,Roberto Baggio,Tonsura,Sranan