Humanismo - Significado e Enciclopédia.

Humanismo
Enciclopédia

Lista de significados e derivados de Humanismo:

Humanismo

O Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade.

Humanismo secular

O humanismo secular é uma postura filosófica (alternativamente conhecido por alguns adeptos como Humanismo, especificamente com H maiúsculo para distingui-la de outras formas de humanismo) que abraça a razão humana, a ética, a justiça social e o naturalismo filosófico, enquanto rejeitando especificamente o dogma religioso, sobrenatural, pseudociência ou superstição como a base da moralidade e de tomada de decisão.

Humanismo renascentista

Humanismo renascentista foi um movimento intelectual desenvolvido na Europa durante o Renascimento, entre os séculos XIV e XVI.

Movimento Humanista

O Movimento Humanista, também chamado de Novo Humanismo, Humanismo Universalista ou Movimento Siloísta, surgiu a partir de 1969 e se baseia em 3 pilares básicos: o Ser Humano como valor central, a não violência e a não discriminação.

Humanismo cristão

Humanismo cristão é a crença que a liberdade e o individualismo humanos são partes intrínsecas (naturais), ou pelo menos compatíveis com, a doutrina e a prática cristãs.

Humanismo literário

O humanismo literário foi uma corrente de pensamento literário que iniciou-se na Itália e espalhou-se por toda a Europa, contribuindo também para a renovação dos estudos universitários e do ensino ginasial.

Humanismo Integral

Humanismo Integral é o nome de um livro de Jacques Maritain publicado em Paris em 1936, sob o nome original de Humanisme intégral por Fernand Aubier.

Outros significados interessantes

Bukovina,Mil e um,Eugenia nazista,Sultanato,Gnosticismo,Estado sucessor,Commonwealth,Friuli Venezia Giulia,Guerra Fria,Anarquismo budista,Pluripartidarismo,Unipartidarismo,Intendente,Embaixada,Ano comum,Charles Gounod,Filho de Deus,Costa do Marfim,Guerra total,Libertarismo,Aliados da Segunda Guerra Mundial,Skagerrak,Extremo Oriente,Corpos celestes,Moses Blah,OTAN,Teocracia,Charlie Chaplin,Cleptocracia,Sunismo