Lingüística - Significado e Enciclopédia

Lingüística Significado

Lista de significados e derivados de Lingüística:

Linguística

Linguística é a área de estudo científico da Linguagem. É considerado linguista o cientista que se dedica aos estudos a respeito da língua, fala e linguagem.

Linguística cognitiva

A linguística cognitiva abarca os linguistas adeptos de uma abordagem do estudo da língua que se baseia na percepção e conceitualização humana do mundo, ou seja predominam os estudos sobre a semântica e os significados ao invés dos estudos da gramática ou descrição da língua Segundo Chiavegatto inicialmente os estudos e as pesquisas com foco no significado, foram relegadas ao segundo plano, porque ainda não tinham sido encontrados critérios adequados para tratar cientificamente do interrelacionamento entre as formas linguísticas, aspectos cognitivos e eventos sociais e culturais para a descrição do funcionamento da linguagem, os primeiros linguistas deram prioridade aos estudos com foco no significante, pois isto permitiria que a ciência da linguagem marcasse sua autonomia diante das demais ciências sócio-humanas modernas.

Linguística aplicada

Linguística Aplicada é um campo transdisciplinar de estudo que identifica, investiga e oferece soluções para problemas relacionados com a linguagem da vida real.

Linguística computacional

A Linguística Computacional ou Processamento de língua natural (PLN, em inglês Natural Language Processing, sigla NLP) é um campo multidisciplinar que envolve a Inteligência Artificial, a Informática, a Estatística e a Linguística e que se utiliza de processos computacionais para manipulação da linguagem humana.

Linguística comparativa

A linguística comparativa nasce no início no século XIX, com a hipótese genética ou genealógica. Na hipótese genética, são evocadas as questões referentes à natureza e pontuadas as relações entre as línguas.

Linguística de corpus

Linguística de corpus (ou córpus) é uma área da Linguística que se ocupa da coleta e análise de corpus, que é um conjunto de dados linguísticos coletados criteriosamente para serem objeto de pesquisa linguística.

Linguística antropológica

Linguística antropológica é o ramo da ciência linguística que estuda a linguagem a partir das bases de conhecimento da antropologia.

Linguística histórica

Linguística histórica (ou linguística diacrônica) é a disciplina linguística que estuda o desenvolvimento histórico de uma língua - como ela surgiu, quais línguas influenciaram sua estrutura e uso, as mudanças que sofreu ao longo do tempo e o porquê dessas mudanças, etc.

Linguística textual

Linguística textual é uma orientação possível na análise de textos. A linguística textual é basicamente uma criação da Europa continental, e é especialmente valorizada na Alemanha e na Holanda.

Linguística histórico-comparativa

"Linguística Histórica" refere-se ao estudo, de maneira geral, da mudança linguística e de suas consequências.

Linguística funcional

Segundo Halliday, a língua é um sistema para produzir significados. A perspectiva funcionalista do linguista leva em consideração, nos estudos sobre a linguagem, um conjunto de situações comunicativas na qual ocorre um processo linguístico.

Linguística gerativa

Linguística Gerativa é uma escola de pensamento da linguística que faz uso do conceito de gramática gerativa.

Linguística sistêmica

A Lingüística Sistêmica constitui uma abordagem da língua declaradamente funcionalista, podendo-se sustentar talvez que é atualmente a abordagem funcionalista mais desenvolvida.

Diacronia

Diacronia ou lingüística diacrónica é a descrição de uma língua ao longo de sua história, com as mudanças que sofreu.

Outros significados interessantes

Clique,Língua venda,Dositeu,Cátions,Condensado Bose Einstein,Conselho Mundial das Igrejas,Gautama Buddha,Inverigo,Indústria do sexo,Sabeus,Ordem dos Mínimos,Liberalismo,Cadorago,Mamanguape,Sistema esférico de coordenadas,Organela,Pele vermelha,Golfinho,Micrographia,PGM 19 Jupiter,Estado confessional,Estudos bíblicos,Mergulho livre,Mihos,Classificação bibliográfica,Lógica formal,Serviços financeiros,Andaluzia,James VI da Escócia,Primeiro ministro da Crimeia