Lingüística - Significado e Enciclopédia

Lingüística Significado

Lista de significados e derivados de Lingüística:

Linguística

Linguística é a área de estudo científico da Linguagem. É considerado linguista o cientista que se dedica aos estudos a respeito da língua, fala e linguagem.

Linguística cognitiva

A linguística cognitiva abarca os linguistas adeptos de uma abordagem do estudo da língua que se baseia na percepção e conceitualização humana do mundo, ou seja predominam os estudos sobre a semântica e os significados ao invés dos estudos da gramática ou descrição da língua Segundo Chiavegatto inicialmente os estudos e as pesquisas com foco no significado, foram relegadas ao segundo plano, porque ainda não tinham sido encontrados critérios adequados para tratar cientificamente do interrelacionamento entre as formas linguísticas, aspectos cognitivos e eventos sociais e culturais para a descrição do funcionamento da linguagem, os primeiros linguistas deram prioridade aos estudos com foco no significante, pois isto permitiria que a ciência da linguagem marcasse sua autonomia diante das demais ciências sócio-humanas modernas.

Linguística aplicada

Linguística Aplicada é um campo transdisciplinar de estudo que identifica, investiga e oferece soluções para problemas relacionados com a linguagem da vida real.

Linguística computacional

A Linguística Computacional ou Processamento de língua natural (PLN, em inglês Natural Language Processing, sigla NLP) é um campo multidisciplinar que envolve a Inteligência Artificial, a Informática, a Estatística e a Linguística e que se utiliza de processos computacionais para manipulação da linguagem humana.

Linguística comparativa

A linguística comparativa nasce no início no século XIX, com a hipótese genética ou genealógica. Na hipótese genética, são evocadas as questões referentes à natureza e pontuadas as relações entre as línguas.

Linguística de corpus

Linguística de corpus (ou córpus) é uma área da Linguística que se ocupa da coleta e análise de corpus, que é um conjunto de dados linguísticos coletados criteriosamente para serem objeto de pesquisa linguística.

Linguística antropológica

Linguística antropológica é o ramo da ciência linguística que estuda a linguagem a partir das bases de conhecimento da antropologia.

Linguística histórica

Linguística histórica (ou linguística diacrônica) é a disciplina linguística que estuda o desenvolvimento histórico de uma língua - como ela surgiu, quais línguas influenciaram sua estrutura e uso, as mudanças que sofreu ao longo do tempo e o porquê dessas mudanças, etc.

Linguística textual

Linguística textual é uma orientação possível na análise de textos. A linguística textual é basicamente uma criação da Europa continental, e é especialmente valorizada na Alemanha e na Holanda.

Linguística histórico-comparativa

"Linguística Histórica" refere-se ao estudo, de maneira geral, da mudança linguística e de suas consequências.

Linguística funcional

Segundo Halliday, a língua é um sistema para produzir significados. A perspectiva funcionalista do linguista leva em consideração, nos estudos sobre a linguagem, um conjunto de situações comunicativas na qual ocorre um processo linguístico.

Linguística gerativa

Linguística Gerativa é uma escola de pensamento da linguística que faz uso do conceito de gramática gerativa.

Linguística sistêmica

A Lingüística Sistêmica constitui uma abordagem da língua declaradamente funcionalista, podendo-se sustentar talvez que é atualmente a abordagem funcionalista mais desenvolvida.

Diacronia

Diacronia ou lingüística diacrónica é a descrição de uma língua ao longo de sua história, com as mudanças que sofreu.

Outros significados interessantes

Notomys,Micenas,Basemate,Djibuti,Catalunha,Extinção do Permiano Triássico,Rito Escocês Antigo e Aceito,Tosse,Sky News,Surrealismo,Sopot,Academia de Artes e Ciências Cinematográficas,Reformismo,Neto,Anil,18 de maio,Encíclica,Dekassegui,Revoluções de 1848,TeV,Governador Supremo da Igreja de Inglaterra,Miguel I de Portugal,Distrito de Castelo Branco,Estroma,Aquificae,Kumamoto,Finito,Eríxias,Vinte e sete,Componente