Membrana - Significado e Enciclopédia

Membrana Significado

Lista de significados e derivados de Membrana:

Membrana

Uma membrana é uma estrutura (ou material) fina, tipicamente plana, que separa dois ambientes. Uma vez que se dispõe entre ambientes ou fases e que tem um volume finito, pode ser referida como interfase em vez de interface.

Membrana plasmática

A membrana plasmática, membrana celular ou plasmalema é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas.

Parede celular

A parede celular é uma estrutura extracelular que envolve células, sendo composta por diferentes substâncias dependendo do organismo.

Mucosa

Mucosa (ou membrana mucosa) é um tipo de tecido epitelial de revestimento interno das cavidades do corpo que têm contato com o meio externo.

Coroide

Coroide (ou corioide) é uma estrutura do olho que está situada entre a camada esclerótica e a retina e é intensamente pigmentada.

Envoltório nuclear

O envoltório nuclear, também conhecido como invólucro nuclear, envelope nuclear, carioteca, cariomembrana ou membrana nuclear (este termo não é muito apropriado, pois é formado na verdade por duas membranas), é uma estrutura que envolve o núcleo das células eucarióticas, responsável por separar o conteúdo do núcleo celular (em particular o DNA) do citosol.

Membrana basal glomerular

A membrana basal glomerular (MBG) é a porção da lâmina basal do glomérulo que realiza a filtração através das fendas de filtração entre os podócitos, separando o sangue do interior do filtrado do exterior.

Membrana timpânica

Na anatomia humana, o tímpano ou membrana timpânica, é uma membrana em forma de cone fina que separa o ouvido externo do ouvido médio em humanos e outros tetrápodes.

Membrana sinovial

Membranas sinoviais são uma fina camada de tecido conjuntivo que reveste as superfícies das ATMs, especialmente nas regiões mais vascularizadas e inervadas da zona retrodistal.

Membrana interdigital

Designa-se de membrana interdigital ou membrana natatória ao tecido que une os dedos de alguns animais, em especial aves aquáticas e anfíbios e que desempenha uma função análoga à das barbatanas, permitindo a sua locomoção na água.

Membrana nictitante

A membrana nictitante, membrana nictante ou terceira pálpebra, é uma dobra da conjuntiva, encontrada em muitos animais.

Membrana basal

Membrana basal é a membrana sobre a qual fica assentado todo tipo de epitélio, composta por material especializado e acelular por ele produzido (tais como glicoproteínas, glicosaminoglicano e proteínas), atuando como intermediário entre as células parenquimatosas e os tecidos sustentadores.

Membrana de Nasmith

A Membrana de Nasmith é uma delgada película queratinizada, de 1 a 10 mincrômetros de espessura, elaborada pelos ameloblastos e recobre a superfície dos dentes recém-erupcionados.

Membrana de Descemet

A membrana de Descemet é uma das 6 camadas do olho. Confere elasticidade e é composta de colágeno.

Outros significados interessantes

Operação Lava Jato,Filipe Camarão,Copa Mercosul de 1999,Isonomia,Bila,Dom,Proto escrita,Lusofonia,Escola do Rio Hudson,343,Demografia da Inglaterra,Castelspina,Batalha de Bunker Hill,Preço,Sons cardíacos,Sertanismo,Quênia,Marinha do Brasil,Lastovo,Escultura do Brasil,Chakravarthi Rajagopalachari,23 de Junho,ATP International Series,Guilherme Piso,Foix,Pagemaker,Tecido muscular,António Cabral,Windows 7,Rio Ota