Nacionalismo - Significado e Enciclopédia

Nacionalismo Significado

Lista de significados e derivados de Nacionalismo:

Nacionalismo

O nacionalismo é uma tese, ideológica, surgida após a Revolução Francesa. Em sentido estrito, seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação.

Sionismo

Sionismo ( Tsiyonut) é um movimento político e filosófico que defende o direito à autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado nacional judaico independente e soberano no território onde historicamente existiu o antigo Reino de Israel (Eretz Israel).

Protecionismo

Protecionismo é a teoria que propõe um conjunto de medidas econômicas que favorecem as atividades econômicas internas em detrimento da concorrência estrangeira.

Nacionalismo galego

O Nacionalismo galego é uma corrente eminentemente social (com as suas dimensões cultural e política) que propõe o reconhecimento da Galiza como nação e o reconhecimento, derivado do anterior, do direito de autodeterminação para o povo galego.

Nacionalismo irlandês

O nacionalismo irlandês é, em termos gerais, o movimento irlandês que procura (e procurou) uma maior independência da Grã-Bretanha, incluindo a corrente política que advoga a união entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte.

Nacionalismo árabe

O Nacionalismo árabe (em árabe: القومية العربية‎ al-Qawmiyya al-`arabiyya) é uma ideologia nacionalista que celebra as glórias da civilização árabe, a língua e a literatura dos árabes, chamando para o rejuvenescimento e a união política no mundo árabe.

Nacionalismo catalão

O catalanismo ou nacionalismo catalão é o movimento que propõe o reconhecimento da personalidade política e cultural da Catalunha ou dos Países Catalães.

Nacionalismo basco

O nacionalismo basco é uma ideologia política que visa promover a unidade e defesa da identidade política dos territórios bascos, divididos entre Espanha e França.

Nacionalismo romântico

O nacionalismo romântico (também chamado de nacionalismo orgânico ou nacionalismo da identidade) é uma forma de nacionalismo na qual o Estado deriva sua legitimidade política como consequência orgânica da unidade dos indivíduos que este governa.

Nacionalismo branco

O nacionalismo branco é uma ideologia política que defende a superioridade dos brancos. Tem como subdivisões a supremacia branca e o separatismo.

Nacionalismo negro

Nacionalismo negro ( - BN) é um conceito que defende uma definição racial (ou redefinição) da identidade nacional, em oposição ao multiculturalismo.

Nacionalismo japonês

O conceito de nacionalismo japonês, por vezes designado de imperialismo japonês (quando se relaciona com o passado recente do Japão, até a Segunda Guerra Mundial) refere-se a uma série de ideias patrióticas e nacionalistas que existiram no Japão.

Nacionalismo étnico

Nacionalismo étnico é uma forma de nacionalismo onde a "nação" é definida em termos da etnicidade. Seja qual for a etnia envolvida, o nacionalismo étnico sempre inclui alguns elementos de descendência das gerações anteriores e uma afirmação implícita de nacionalismo étnico, ou seja, a compreensão de etnicidade como uma essência que não se altera com o passar do tempo.

Nacionalismo flamengo

O nacionalismo flamengo é um movimento político que visa à independência de Flandres, região mais rica da Bélgica, ocupando a porção norte do país, de expressão holandesa e cultura germânica, em contraposição à Valônia, parte restante do território belga, em que predominam o francês e a cultura latina.

Outros significados interessantes

Crisógono,Louis Chevrolet,Meridiano,Massas,Namaqua,Leucócitos,Academia da Força Aérea,Charleville,Prêmio Nobel de Economia,Rainha de Portugal,Grupo monofilético,Paramount Pictures,Redução,Rio Mosela,Johanesburgo,Ser Supremo,Tampere,Transporte rodoviário no Brasil,Georg Marggraf,Lei do retorno,Teoria dos jogos,Gimli,Cgi,Válvula cardíaca,Física molecular,Flen,Cadeia de frio,Neum,Neve,Matéria degenerada