Parlamentarismo - Significado e Enciclopédia.

Parlamentarismo Enciclopédia

Lista de significados e derivados de Parlamentarismo:

Parlamentarismo

O sistema parlamentarista, ou sistema parlamentar, ou ainda parlamentarismo é um sistema de governo no qual o Chefe de Governo não é eleito diretamente pelo povo, não podendo, por conseguinte, exercer livremente os poderes que lhe são atribuídos pela Constituição (só os exerce a pedido do governo) por falta de legitimidade democrática; e o Governo responde politicamente perante o Parlamento, o que em sentido estrito significa que o Parlamento pode forçar a demissão do Governo através da aprovação de uma moção de censura ou da rejeição de uma moção de confiança.

Período Populista

O período conhecido como República Populista, República Nova, República de 46 ou Quarta República Brasileira se inicia com a renúncia forçada do Presidente Getúlio Vargas, em outubro de 1945, pondo fim à Era Vargas, e termina em 31 de março de 1964, com a deposição do presidente eleito democraticamente João Goulart pelas forças militares, que iniciaram o regime militar no Brasil.

Parlamentarismo e Presidencialismo

Parlamentarismo e presidencialismo é uma obra de autoria do pensador brasileiro Sílvio Romero, publicada inicialmente em 1893.

Parlamentarismo regencial

Parlamentarismo regencial é o sistema de governo que possui o Parlamento como instituição do governo e manutenção dos três poderes, e que possui um Regente vitalício que é um homem ou mulher do país que tenha preparo educacional e cultural suficiente para receber o Poder moderador do Estado, e fazer decisões no Estado sem burocracia, e quando necessário, intervir em questões do Poder executivo, Poder legislativo e Poder judiciário.

Outros significados interessantes

Asteroide,Europa meridional,Companhia de Maria,Consoante ejetiva,Ultimato de Julho,Voto,Eclesiologia,Brasil,Pedra,Mente,Adolf Hitler,Guerra Franco Prussiana,Genebra,Stephen A. Douglas,Zimbabwe,Sinai,Objeto,Civil,Enclave,Reformismo,Militarismo,Cleptocracia,Cuba,Novo Testamento,Congresso,Norte,Dia,Matti Vanhanen,Turquia,Direito comercial