Patriarcado - Significado e Enciclopédia

Patriarcado Significado

Lista de significados e derivados de Patriarcado:

Patriarcado

Patriarcado é uma palavra derivada do grego pater, e se refere a um território ou jurisdição governado por um patriarca.

Patriarcado de Lisboa

O Patriarcado de Lisboa é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Lisboa. O título de Patriarca é atribuído ao prelado de Lisboa desde 1716. O Patriarcado foi ereto inicialmente como diocese no século IV. Em 10 de novembro de 1394 a Diocese de Lisboa foi elevada à condição de Arquidiocese Metropolitana. Torna-se sé patriarcal no dia 7 de novembro de 1716, o que consubstancia a máxima dignidade honorífica atribuível pela Igreja Católica a uma arquidiocese. Com a atribuição da dignidade Patriarcal ao Arcebispo de Lisboa, este ultrapassa finalmente em importância o Arcebispo de Braga que, com o título de Primaz das Espanhas, foi até 1716 o mais elevado clérigo existente em Portugal.

Patriarcado de Antioquia

O Patriarcado de Antioquia foi e é um dos grandes centros do Cristianismo desde os tempos do Novo Testamento (At 11,26).

Patriarcado Ecumênico de Constantinopla

O Patriarcado Ecumênico de Constantinopla () ou Igreja Ortodoxa de Constantinopla é uma das quinze Igrejas Ortodoxas Autocéfalas.

Patriarcado de Veneza

O patriarcado de Veneza (em latim;Patriarchatus Venetiarum) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Veneza, na Itália, é um dos poucos patriarcados de rito latino da Igreja Católica, juntamente com o patriarcado de Lisboa (em Portugal), o patriarcado das Índias Orientais, o patriarcado latino de Jerusalém e a própria diocese de Roma.

Papa

Papa (possivelmente provém do latim "Papa", do grego πάππας, Pappas uma palavra carinhosa para pai) é o Bispo de Roma, e como tal, é o líder mundial da Igreja Católica.

Patriarcado Latino de Jerusalém

O Patriarcado Latino de Jerusalém (em latim: Archidiœcesis Hierosolymitanus Latinorum) é uma arquidiocese da Igreja Católica em Jerusalém.

Patriarcado das Índias Orientais

O Patriarcado Titular das Índias Orientais é um patriarcado titular da Igreja Católica do rito romano.

Patriarcado de Grado

O Patriarcado de Grado (em latim: Patriarchatus Gradensis) foi um patriarcado da Igreja Católica do rito romano, sucessora do Patriarcado de Aquileia.

Patriarcado Latino de Constantinopla

O Patriarcado Titular Latino de Constantinopla (em latim: Patriarchatus Constantinopolitanus Latinorum) foi um patriarcado titular da Igreja Católica do rito latino, criado na esteira da Quarta Cruzada e da criação do Império Latino.

Patriarcado das Índias Ocidentais

O Patriarcado Titular das Índias Ocidentais (em latim: Patriarchatus Indiarum Occidentalium, em espanhol, Patriarcado de las Indias Occidentales) é um patriarcado titular da Igreja Católica do rito latino.

Patriarca de Alexandria

O Patriarca de Alexandria é o arcebispo de Alexandria e do Cairo, no Egito. Historicamente, esta função tem sido chamada de Papa (possivelmente provém do Latim "Papa", do Grego πάππας, Pappas uma palavra carinhosa para pai).

Patriarcado Latino de Antioquia

O Patriarcado Titular Latino de Antioquia (em latim: Patriarchatus Antiochenus Latinorum) foi um patriarcado titular da Igreja Católica do rito latino, criado na esteira da Primeira Cruzada por Boemundo I de Antioquia, em 1099. Foi suprimido em 1964.

Patriarcado da Etiópia

O Patriarcado da Etiópia (em latim: Patriarchatus Aethiopiensis) foi um patriarcado da Igreja Católica do rito romano, existente entre 1535 e 1636.

Outros significados interessantes

Loja de Perfeição,Igualdade de gênero,Circuito oval,Colonização espanhola,Desenvolvedor de jogos eletrônicos,Ho Chi Minh,Home Rule,Oriented Strand Board,Nova Espanha,Mercado de ações,Grande Sérvia,Folhelho,Colonização da Ásia,Cuche,Thin Man,Golfo de Kutch,Supercontinente,Crônica,Meio fio,El Hierro,Polinizador,Teses sobre Feuerbach,Psicossocial,BWV,UFMG,Família linguística,Shiva,Iberia Linhas Aéreas de Espanha,Liquidez,Jafar Panahi