Patriarcado - Significado e Enciclopédia

Patriarcado Significado

Lista de significados e derivados de Patriarcado:

Patriarcado

Patriarcado é uma palavra derivada do grego pater, e se refere a um território ou jurisdição governado por um patriarca.

Patriarcado de Lisboa

O Patriarcado de Lisboa é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Lisboa. O título de Patriarca é atribuído ao prelado de Lisboa desde 1716. O Patriarcado foi ereto inicialmente como diocese no século IV. Em 10 de novembro de 1394 a Diocese de Lisboa foi elevada à condição de Arquidiocese Metropolitana. Torna-se sé patriarcal no dia 7 de novembro de 1716, o que consubstancia a máxima dignidade honorífica atribuível pela Igreja Católica a uma arquidiocese. Com a atribuição da dignidade Patriarcal ao Arcebispo de Lisboa, este ultrapassa finalmente em importância o Arcebispo de Braga que, com o título de Primaz das Espanhas, foi até 1716 o mais elevado clérigo existente em Portugal.

Patriarcado de Antioquia

O Patriarcado de Antioquia foi e é um dos grandes centros do Cristianismo desde os tempos do Novo Testamento (At 11,26).

Patriarcado Ecumênico de Constantinopla

O Patriarcado Ecumênico de Constantinopla () ou Igreja Ortodoxa de Constantinopla é uma das quinze Igrejas Ortodoxas Autocéfalas.

Patriarcado de Veneza

O patriarcado de Veneza (em latim;Patriarchatus Venetiarum) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Veneza, na Itália, é um dos poucos patriarcados de rito latino da Igreja Católica, juntamente com o patriarcado de Lisboa (em Portugal), o patriarcado das Índias Orientais, o patriarcado latino de Jerusalém e a própria diocese de Roma.

Papa

Papa (possivelmente provém do latim "Papa", do grego πάππας, Pappas uma palavra carinhosa para pai) é o Bispo de Roma, e como tal, é o líder mundial da Igreja Católica.

Patriarcado Latino de Jerusalém

O Patriarcado Latino de Jerusalém (em latim: Archidiœcesis Hierosolymitanus Latinorum) é uma arquidiocese da Igreja Católica em Jerusalém.

Patriarcado das Índias Orientais

O Patriarcado Titular das Índias Orientais é um patriarcado titular da Igreja Católica do rito romano.

Patriarcado de Grado

O Patriarcado de Grado (em latim: Patriarchatus Gradensis) foi um patriarcado da Igreja Católica do rito romano, sucessora do Patriarcado de Aquileia.

Patriarcado Latino de Constantinopla

O Patriarcado Titular Latino de Constantinopla (em latim: Patriarchatus Constantinopolitanus Latinorum) foi um patriarcado titular da Igreja Católica do rito latino, criado na esteira da Quarta Cruzada e da criação do Império Latino.

Patriarcado das Índias Ocidentais

O Patriarcado Titular das Índias Ocidentais (em latim: Patriarchatus Indiarum Occidentalium, em espanhol, Patriarcado de las Indias Occidentales) é um patriarcado titular da Igreja Católica do rito latino.

Patriarca de Alexandria

O Patriarca de Alexandria é o arcebispo de Alexandria e do Cairo, no Egito. Historicamente, esta função tem sido chamada de Papa (possivelmente provém do Latim "Papa", do Grego πάππας, Pappas uma palavra carinhosa para pai).

Patriarcado Latino de Antioquia

O Patriarcado Titular Latino de Antioquia (em latim: Patriarchatus Antiochenus Latinorum) foi um patriarcado titular da Igreja Católica do rito latino, criado na esteira da Primeira Cruzada por Boemundo I de Antioquia, em 1099. Foi suprimido em 1964.

Patriarcado da Etiópia

O Patriarcado da Etiópia (em latim: Patriarchatus Aethiopiensis) foi um patriarcado da Igreja Católica do rito romano, existente entre 1535 e 1636.

Outros significados interessantes

Retrovírus,Consumo,Metro quadrado,Trincheira,Cristãos de São Tomé,Forças de segurança,Lichfield,Gorizia,Cebidae,Indutor,Componente,Pós modernismo,Ilha de Hong Kong,Demócrito de Abdera,Teodoaldo,Mitologia grega,Enteógeno,Estado fundamental,Literatura grega antiga,Reforma Radical,Euronext Lisboa,Tonga,Operação Coluna de Nuvem,Língua islandesa,Quietismo,Vitamina,Fóssil de transição,Italianos,Canal da Mancha,Peripheral Component Interconnect