Poesia - Significado e Enciclopédia

Poesia Significado

Lista de significados e derivados de Poesia:

Poesia

A poesia, ou gênero lírico, é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo em que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor.

Romantismo

O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do na Europa que perdurou por grande parte do .

Poesia épica

Em estudos clássicos, a poesia épica (em grego antigo: ἐπύλλιον, plural: ἐπύλλια, epyllia) é um gênero da literatura que se refere a um poema narrativo relativamente curto (ou episódios discretos dentro de um trabalho mais longo) que mostra afinidades formais com o épico, mas revela uma preocupação com temas e técnicas poéticas que não são, em geral, ou, pelo menos, primariamente características adequadamente épicas.

Trovadorismo

Trovadorismo, também conhecido como Primeira Época Medieval, é o primeiro movimento literário da língua portuguesa.

Literatura de cordel

Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos.

Escaldo

Escaldo (norueguês: skald) era a denominação dada aos membros de um grupo de poetas da corte dos líderes da Escandinávia e Islândia durante a era Viking que compunham e apresentavam suas interpretações sobre aspectos que, hoje, é conhecido como poesia nórdica antiga.

Poesia lírica

A poesia lírica é uma forma de poesia que surgiu na Grécia Antiga, e originalmente, era feita para ser cantada ou acompanhada de flauta e lira (daí o lírica).

Geração Beat

Geração beat (Beat Generation, em inglês) ou movimento beat é um termo usado tanto para descrever a um grupo de norte-americanos, principalmente escritores e poetas, que vieram a se tornar conhecidos no final da década de 1950 e no começo da década de 1960, quanto ao fenômeno cultural que eles inspiraram (posteriormente chamados ou confundidos aos beatniks, nome este de origem controversa, considerado por muitos

Poesia concreta

Poesia concreta é um tipo de poesia vanguardista, de caráter experimental, basicamente visual, que procura estruturar o texto poético escrito a partir do espaço do seu suporte, sendo ele a página de um livro ou não, buscando a superação do verso como unidade rítmico-formal.

Poesias Completas

Poesias Completas é uma coletânea de poesias escritas por Machado de Assis e publicada pela Livraria Garnier em 1901. O objetivo do livro era reunir a edição conjunta de seus três livros de poemas já antes publicados (Crisálidas, Falenas, Americanas e Ocidentais).

Itihāsas

Itihāsa ou poesia épica indiana é a poesia épica escrita no subcontinente indiano. Escrita em sânscrito, tamil e hindi, inclui algumas das mais antigas poesias épicas já criadas e algumas obras formam a base da literatura hindu.

Poesia japonesa

Quando poetas japoneses se depararam com a poesia chinesa pela primeira vez, esta estava no seu pico durante a dinastia Tang.

Poesia moderna

A poesia moderna, historiográfica e terminologicamente falando, em termos usuais, pode corresponder à poesia feita a partir de 1848 por Charles Baudelaire, evoluindo no século XIX através da obra de poetas franceses também, tais como Rimbaud e Mallarmé e terminando com o período das vanguardas do século XX, tais como Expressionismo, Futurismo, Cubismo e Surrealismo, com o qual culminaria, vindo após o período pós-moderno, que outros preferirão chamar de contemporâneo, enquanto muitos autores veem um prolongamento do moderno durante este período, até os dias atuais.

Poesia do Brasil

A história da poesia do Brasil começa no século XVI, o primeiro século da colonização, com a chegada dos padres da Companhia de Jesus ou, mais exatamente com José de Anchieta, jovem jesuíta das Canárias, evangelizador e mestre, que, segundo a tradição, escreveu 4072 versos latinos à Virgem nas areias da praia de Iperoig, atual Ubatuba, em São Paulo, com seu bastão.

Outros significados interessantes

Friedrich Wilhelm Joseph von Schelling,Redondilha,Movimento circular,Recursos não renováveis,Introdução à mecânica quântica,Torneio de Roland Garros,Doom,Grande Irã,Religiões orientais,Porta voz,Sistema de escrita,Otto Strasser,Rhythm & blues,Remetente,Mouse,Economia cultural,Salem, Massachusetts,Talian,Crassulácea,Cor da pele humana,Hong Xiuquan,Segundo milénio a.C.,Fórmula química,Estados da Venezuela,Criado,William Ewart Gladstone,Robilante,Neerlandeses,Jharkhand,Al Kindi