Poesia - Significado e Enciclopédia

Poesia Significado

Lista de significados e derivados de Poesia:

Poesia

A poesia, ou gênero lírico, é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo em que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor.

Romantismo

O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do na Europa que perdurou por grande parte do .

Poesia épica

Em estudos clássicos, a poesia épica (em grego antigo: ἐπύλλιον, plural: ἐπύλλια, epyllia) é um gênero da literatura que se refere a um poema narrativo relativamente curto (ou episódios discretos dentro de um trabalho mais longo) que mostra afinidades formais com o épico, mas revela uma preocupação com temas e técnicas poéticas que não são, em geral, ou, pelo menos, primariamente características adequadamente épicas.

Trovadorismo

Trovadorismo, também conhecido como Primeira Época Medieval, é o primeiro movimento literário da língua portuguesa.

Literatura de cordel

Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos.

Escaldo

Escaldo (norueguês: skald) era a denominação dada aos membros de um grupo de poetas da corte dos líderes da Escandinávia e Islândia durante a era Viking que compunham e apresentavam suas interpretações sobre aspectos que, hoje, é conhecido como poesia nórdica antiga.

Poesia lírica

A poesia lírica é uma forma de poesia que surgiu na Grécia Antiga, e originalmente, era feita para ser cantada ou acompanhada de flauta e lira (daí o lírica).

Geração Beat

Geração beat (Beat Generation, em inglês) ou movimento beat é um termo usado tanto para descrever a um grupo de norte-americanos, principalmente escritores e poetas, que vieram a se tornar conhecidos no final da década de 1950 e no começo da década de 1960, quanto ao fenômeno cultural que eles inspiraram (posteriormente chamados ou confundidos aos beatniks, nome este de origem controversa, considerado por muitos

Poesia concreta

Poesia concreta é um tipo de poesia vanguardista, de caráter experimental, basicamente visual, que procura estruturar o texto poético escrito a partir do espaço do seu suporte, sendo ele a página de um livro ou não, buscando a superação do verso como unidade rítmico-formal.

Poesias Completas

Poesias Completas é uma coletânea de poesias escritas por Machado de Assis e publicada pela Livraria Garnier em 1901. O objetivo do livro era reunir a edição conjunta de seus três livros de poemas já antes publicados (Crisálidas, Falenas, Americanas e Ocidentais).

Itihāsas

Itihāsa ou poesia épica indiana é a poesia épica escrita no subcontinente indiano. Escrita em sânscrito, tamil e hindi, inclui algumas das mais antigas poesias épicas já criadas e algumas obras formam a base da literatura hindu.

Poesia japonesa

Quando poetas japoneses se depararam com a poesia chinesa pela primeira vez, esta estava no seu pico durante a dinastia Tang.

Poesia moderna

A poesia moderna, historiográfica e terminologicamente falando, em termos usuais, pode corresponder à poesia feita a partir de 1848 por Charles Baudelaire, evoluindo no século XIX através da obra de poetas franceses também, tais como Rimbaud e Mallarmé e terminando com o período das vanguardas do século XX, tais como Expressionismo, Futurismo, Cubismo e Surrealismo, com o qual culminaria, vindo após o período pós-moderno, que outros preferirão chamar de contemporâneo, enquanto muitos autores veem um prolongamento do moderno durante este período, até os dias atuais.

Poesia do Brasil

A história da poesia do Brasil começa no século XVI, o primeiro século da colonização, com a chegada dos padres da Companhia de Jesus ou, mais exatamente com José de Anchieta, jovem jesuíta das Canárias, evangelizador e mestre, que, segundo a tradição, escreveu 4072 versos latinos à Virgem nas areias da praia de Iperoig, atual Ubatuba, em São Paulo, com seu bastão.

Outros significados interessantes

Alacant,Produção em massa,Cavargna,Lei de esfriamento de Newton,Arquitetura normanda,Língua anglo saxã,Tratado de Svalbard,Hesíodo,Hong Xiuquan,Aranês,Década de 1970,Gestalt terapia,Metropolitano de Londres,Vitamina B,Engenharia de petróleo,Variantes textuais no Novo Testamento,Caso ilativo,Filme de suspense,Governo local,Multicelulares,Vara de pesca,Domingos Passos,Arménios,Ecaterimburgo,Cinema da Alemanha,Ilha de Anguilla,Knin,União Aduaneira da África Austral,Executivo,Língua gagauz turco balcânico