Proteínas - Significado e Enciclopédia

Proteínas Significado

Lista de significados e derivados de Proteínas:

Proteína

Proteínas são macromoléculas biológicas constituídas por uma ou mais cadeias de aminoácidos. As proteínas estão presentes em todos os seres vivos e participam em praticamente todos os processos celulares, desempenhando um vasto conjunto de funções no organismo, como a replicação de ADN, a resposta a estímulos e o transporte de moléculas.

Proteína de ferro-enxofre

Uma proteína de ferro-enxofre é uma metaloproteína que contém um ou mais centros de ferro-enxofre, isto é, agrupamentos constituídos pelos elementos ferro e enxofre.

Proteínas de fase aguda

As Proteínas de fase aguda são uma classe de proteínas cuja concentração plasmática aumenta ( proteínas de fase aguda positivas) ou diminui (proteínas de fase aguda negativas) em resposta à inflamação.

Proteína G

Proteína G é uma classe de proteínas envolvida na transdução de sinais celulares. Elas são chamadas de proteínas G porque funcionam como "chaves moleculares", alternando entre um estado de ligação com uma guanosina difosfato inativa (GDP) e outro com uma guanosina trifosfato ativa (GTP).

Proteínase 3

Proteínase 3 é uma enzima que nos humanos é codificada pelo gene PRTN3.

Proteínas RAS

O nome RAS é derivado do inglês: RAt Sarcoma vírus, ou vírus do sarcoma de rato), porque essas proteínas foram identificadas primeiramente como as proteínas oncogênicas (oncogenes) de vírus tumorais que causam sarcomas em ratos.

Proteína motora

Proteínas motoras são uma classe de motores moleculares que têm a capacidade de se mover ao longo da superfície de um substrato.

Proteína globular

As proteínas globulares são um dos dois tipos principais de proteínas. Como o próprio nome indica, possuem uma forma globular.

Fator de transcrição

Factores de transcrição ou TFs são proteínas que se ligam ao DNA de células eucarióticas para permitir que haja uma ligação entre a enzima RNA-polimerase e o DNA, permitindo assim a transcrição e a futura tradução.Qualquer proteína necessária para o início da transcrição, mas que não seja parte integrante do RNA polimerase.

Proteína de transporte da membrana celular

São aquelas que atuam no transporte de moléculas para dentro e para fora das células. São proteínas da membrana plasmática.

Proteína membranar

Proteínas membranares ou proteínas de membrana são proteínas que interagem com membranas biológicas. Estas proteínas são o alvo de mais de metade de todos os fármacos modernos.

Escleroproteína

Escleroproteínas ou proteínas fibrilares são proteínas longas e filamentosas e uma das duas principais classes de estrutura terciária de proteínas (a segunda sendo as proteínas globulares).

Hedgehog

Hedgehog é uma família de proteínas sinalizadoras que atuam como mediadores locais envolvidos no desenvolvimento de vertebrados e invertebrados.

Protease

Proteases (proteínases, peptidases ou enzimas proteolíticas, EC 3.4) são enzimas que quebram ligações peptídicas entre os aminoácidos das proteínas.

Outros significados interessantes

Grego bíblico,Mobil,Filologia,Constante gravitacional universal,Francisco Javier Zaldúa,Neutralidade da rede,Labia majora,Óleos vegetais,Língua nguni,Trimúrti,Binago,Servidores,Artérias renais,Exército do Potomac,Drogas,Alargamento futuro da União Europeia,Civilização Micênica,Centro Histórico de Cuiabá,LucasArts,Forças Armadas de Cuba,Peirce,Língua chitsonga,Mausoléu,Andrate,Perícia médica no INSS,Riedlingen,Induno Olona,Clientelismo,Força Aérea do Exército de Libertação Popular,Agnome