Protetorado - Significado e Enciclopédia

Protetorado Significado

Lista de significados e derivados de Protetorado:

Protetorado

O termo refere-se a um território autônomo que é protegido diplomática ou militarmente contra terceiros por um Estado ou entidade mais forte.

Protetorado Espanhol em Marrocos

O Marrocos Espanhol, oficialmente Protetorado Espanhol em Marrocos (em árabe: حماية إسبانيا في المغرب, ḥimāyat Isbāniyā fi-l-Magrib), também conhecido entre os marroquinos como Ocupação Espanhola do Marrocos (الاحتلال الإسباني للمغرب, al-iḥtilāl al-isbānī li-l-Magrib) foi um protetorado da Espanha na África, de acordo com os tratados firmados com a França em 27 de dezembro de 1912.

Protetorado Francês em Marrocos

O Protetorado Francês em Marrocos (em francês Protectorat français au Maroc) foi estabelecido pelo Tratado de Fez na região que hoje compreende o moderno Marrocos.

Protectorado de Boêmia e Morávia

O Protetorado da Boêmia e Morávia (: Protektorat Böhmen und Mähren; : Protektorát Čechy um Morava) foi um protetorado de maioria étnica checa, que a Alemanha nazista criou nas partes centrais da Boêmia, Morávia e Silésia checa no que é hoje a República Checa.

Protectorado das Ilhas do Pacífico das Nações Unidas

|-

Protetorado Francês da Tunísia

O Protetorado francês da Tunísia (em francês: Protectorat français de Tunisie; em árabe: الحماية الفرنسية في تونس) foi estabelecido pelo Tratado de Bardo em 12 de maio de 1881. Transformou as estruturas políticas, econômicas e sociais do país, e foi finalmente abolido em 20 de março de 1956, após negociações, decorrente do movimento nacional tunisiano.

Reino da Albânia (1939–1943)

Durante 1939 até 1943, a Albânia existiu como um protetorado do Reino de Itália oficialmente conhecido como o Reino da Albânia, liderado pelo rei Vítor Emanuel III e por governadores italianos até a rendição da Itália e a ocupação da Albânia pela Alemanha Nazista.

Protetorado Sul da Nigéria

Sul da Nigéria foi um protetorado britânico nas zonas costeiras da Nigéria dos dias atuais, formado em 1900 a partir da união de Protetorado Costa do Níger com territórios fretados pela Royal Niger Company em Lokoja abaixo no Rio Níger.

Protetorado da Bechuanalândia

O protetorado da Bechuanalândia ou da Bexuanalândia (em inglês Bechuanaland Protectorate) foi um protetorado estabelecido na África meridional em 31 de março de 1885 pelo Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda.

Protectorado de Sarre

O Protectorado de Sarre (também denominado Sarre, Área de Sarre ou Região de Sarre) foi um território transfronteiriço entre a França e a Alemanha, que foi temporáriamente um Estado protectorado da França e, actualmente, como Estado Federal da Alemanha (Flächenland), denominado Sarre.

Protetorado de Áden

O Protetorado de Áden, de Adem ou de Adém (em árabe: محمية عدن, transl. Maḥmiyyat ʿAdan) foi um protetorado britânico no sul da Arábia, durante a primeira metade do século XX.

Protetorado Francês do Camboja

O Protetorado Francês do Camboja foi um regime político no Camboja a partir de 1863, quando a França (na época do Segundo Império Francês), estabeleceu sua “proteção” ao Reino Cambojano, anteriormente um Estado vassalo de Sião (Tailândia).

Protetorado Norte da Nigéria

O Norte da Nigéria foi um protetorado britânico que durou de 1900 até 1914, no atual território da Nigéria.

Protetorado das Nações Unidas

Os Protectorados das Nações Unidas ou “territórios sob tutela” (Trust Territories, em inglês), foram territórios administrados por diferentes países como protectorados, sob mandato do Conselho de Tutela das Nações Unidas.

Outros significados interessantes

Tropical de altitude,Suvenir,Filtro eletrônico,Francisco I. Madero,Liga Federal,Azeitona,Camo,Bacaba,1964,Guerra do Yom Kipur,Richard Matthew Stallman,Adolescente,Roma Masters,Qualidade de Vida no Trabalho,Engenharia reversa,Predefinição:Ombox,Ingleses do Rio Vermelho,Sistemas de navegação inercial,Hematofobia,Moto contínuo,Refinaria,Maori,Jean Parmentier,Drum and bass,Arezzo,London Underground,Caramelização,Android Market,Primeiro Congresso Continental,Santo Ofício