República Soviética - Significado e Enciclopédia

República Soviética Significado

Lista de significados e derivados de República Soviética:

União Soviética

União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (em russo: Союз Советских Социалистических Республик, transliterado como Soyuz Sovetskikh Sotsialisticheskikh Respublik) ou simplesmente União Soviética, (em russo: Советский Союз, transliterado como Sovetskij Soyuz), ou URSS foi um Estado socialista localizado na Eurásia que existiu entre 1922 e 1991. Uma união de várias repúblicas soviéticas subnacionais, a URSS era governada por um regime unipartidário altamente centralizado comandado pelo Partido Comunista e tinha como sua capital a cidade de Moscou.

República Soviética Húngara

República Soviética da Hungria é o nome dado ao período em que a Hungria foi governada pela união do Partido Social-Democrata da Hungria com o Partido Comunista da Hungria, que começou em 21 de Março de 1919 e terminou em 4 de agosto daquele ano.

República Soviética da Baviera

República Soviética da Baviera (Bayrische Räterepublik) - também conhecida como República Soviética de Munique (Münchner Räterepublik) - foi um governo revolucionário de vida curta no estado alemão da Baviera em 1919 que pretendia suplantar a República de Weimar ainda em seus primórdios.

República Soviética da China

A República Soviética da China (chinês tradicional: 苏维埃 中华 共和国; chinês simplificado: 中华 苏维埃 共和国, Pinyin: Zhonghua Sūwéi'āi Gongheguo), muitas vezes chamado simplesmente de Soviéte de Jiangxi, foi o Estado de fato estabelecido pelo Partido Comunista da China nas áreas da China sob seu controle entre 1931-1937. Durante este período, o governo legal e reconhecido internacionalmente da China era o da República da China, com sua capital em Nanquim e dominado pela figura de Chiang Kai-shek e do Partido Nacionalista Chinês ou Kuomintang.

República Soviética Socialista Autônoma do Turquestão

A República Soviética Socialista Autônoma do Turquestão (30 de abril de 1918 – 27 de outubro de 1924) foi criada a partir do Turquestão do Império Russo.

República Soviética Eslovaca

República Soviética Eslovaca compreendeu um Estado comunista de curta duração no sudeste da Eslováquia de 16 de junho a 7 de julho de 1919 com sua capital em Prešov, o país foi dirigido pelo ex-jornalista checoslovaco Antonín Janoušek.

República Soviética do Térek

A República Soviética do Térek (em russo: Терская Советская Республика) foi uma república de curta duração (março de 1918 — fevereiro de 1919) criada dentro da República Socialista Federativa Soviética Russa, no território do oblast do Térek.

República Soviética do Mar Negro e Kuban

República Soviética do Mar Negro e Kuban (em russo:Кубано-Черноморская Советская Республика)foi uma república soviética surgida com a fusão da República Soviética do Kuban e da República Soviética do Mar Negro,durante a guerra civil russa.em 6 de julho de 1918,pouco mais de um mês após ter sido criada, a República Soviética do Mar Negro e Kuban se fundiu com as repúblicas soviéticas do Terék e de Stavropol para formar a República Soviética do Cáucaso do Norte.

Repúblicas da União Soviética

As Repúblicas da União Soviética ou Repúblicas da União (em russo: союзные республики, transl. soyuznye respubliki) eram unidades administrativas étnicas subordinadas diretamente ao governo da União Soviética.

República Socialista Soviética da Ucrânia

A República Socialista Soviética da Ucrânia (em ucraniano: Радянська Соціалістична Республіка Українa, em russo: Сове́тская Социалисти́ческая Респу́блика Українa) foi criada em 25 de dezembro de 1917, e após os anos de guerra civil (1917 - 1921, ver Revolução Ucraniana) se tornou uma república da União Soviética em 1922.

República Socialista Soviética do Azerbaijão

A República Socialista Soviética (RSS) do Azerbaijão foi uma república soviética localizada no Cáucaso, na fronteira entre a Europa e a Ásia.

República Socialista Soviética da Bielorrússia

República Socialista Soviética da Bielorrússia (em bielorrusso: Беларуская Савецкая Сацыялістычная Рэспубліка; em russo: Белору́сская Сове́тская Социалисти́ческая Респу́блика) foi um dos quatro membros fundadores da União Soviética em 1922, junto com a República Socialista Soviética da Ucrânia, a República Federativa Socialista Soviética Transcaucasiana e a República Socialista Federada Soviética da Rússia.

República Socialista Soviética da Pérsia

República Socialista Soviética da Pérsia (amplamente conhecida como República Soviética de Gilan) foi uma república soviética de curta duração na província iraniana de Gilan, que durou de junho de 1920 até setembro de 1921. Foi estabelecida por Mirza Koochak Khan, líder do Movimento Constitucionalista de Gilan, e seus Jangali, com a ajuda do Exército Vermelho soviético.

República Socialista Soviética da Geórgia

A República Socialista Soviética da Geórgia era uma das repúblicas que compunham a União Soviética. Localizava-se ao noroeste da RSS do Azerbaijão, norte da RSS da Armênia e ao sul da RSFS da Rússia.

Outros significados interessantes

Língua persa,Intuição,Apparentement,Lee Ranaldo,Pixels,Psicologia aplicada,Divisão celular,Povos ameríndios do Canadá,Festival de Cannes,281,Década de 1330,Passa,1840,Film noir,Arte da Assíria,Semipresidencialismo,Investigador de polícia,Imigração no Brasil,Angra dos Reis,3 de abril,Lend Lease,Comandante da Ordem do Império Britânico,Experimento da dupla fenda,Isabelle Stengers,Dunaliella,Jordan 199,Temporada de Fórmula 1 de 1968,Bexhill,Kol Nidrei,Estados Montanhosos