Transliteração - Significado e Enciclopédia

Transliteração Enciclopédia

Lista de significados e derivados de Transliteração:

Transliteração

Transliteração, em sentido estrito, é um mapeamento de um sistema de escrita em outro. Tenta ser sem perdas, isto é, o leitor informado deve poder reconstruir a ortografia original de palavras transliteradas que desconhece.

Transliteração do devanagari

Há diversos métodos de transliteração do devanāgarī para o alfabeto latino (romano). Os métodos mais extensamente usados de transliteração são IAST (para impressão) e ITRANS ("Indian languages TRANSliteration", para textos eletrônicos).

Transliteração Wylie

A transliteração Wylie é um método que possibilita a transliteração da escrita tibetana utilizando as teclas típicas de uma máquina de escrever ou de um teclado na língua inglesa.

Romanização do árabe

Diferentes abordagens e métodos existentes para a romanização do árabe. Variam na maneira que tratam os problemas inerentes de renderização escrita e fala do árabe no alfabeto latino.

Romanização do russo

A romanização do russo é o processo de transliteração da língua russa para a língua portuguesa.

Romanização do hebraico

A romanização do hebraico é o processo de transliteração da língua hebraica para a língua portuguesa.

Outros significados interessantes

Bote,Arquivo Nacional da Torre do Tombo,Lentilhas,Fluidos,Independência de Portugal,Judeus,Cofre,Metalicidade,Conferência de Yalta,Direito penal,Braquistócrona,Teoria da separação dos poderes,Azimute,Robbert Dijkgraaf,Condado de Prince George,Ban Ki moon,Altruísmo Recíproco,Modelo científico,Cab Calloway,Fichte,Universidade Carolina,Grandes primatas,Archaeopteryx,Satyagraha,Rio Ural,Valamiro,Setenta e sete,Praça de São Pedro,Miguel I de Portugal,Corporocracia