Vinho - Significado e Enciclopédia

Vinho Significado

Lista de significados e derivados de Vinho:

Vinho

Vinho (do grego antigo ', transl. oínos, através do latim vīnum, que tanto podem significar "vinho" como "videira") é, genericamente, uma bebida alcoólica produzida por fermentação do sumo de uva.

Vinho do Porto

O Vinho do Porto é um vinho natural e fortificado, produzido exclusivamente a partir de uvas tintas provenientes da Região Demarcada do Douro, no Norte de Portugal a cerca de 100 km a leste da cidade do Porto.

Vinho tinto

Vinho tinto é a bebida resultante da fermentação do suco ou mosto extraído de uvas pretas ou tintas no qual é imperativo que haja maceração das cascas no mosto com a finalidade de se atribuir cor e sabor à bebida.

Sidra

A sidra é uma bebida preparada com sumo fermentado de maçã. Os seus maiores produtores são Inglaterra (mais de metade da produção europeia, em especial nas regiões do sudoeste e Ânglia Oriental), Irlanda e França (sobretudo na Normandia e Bretanha).

Vinho da Madeira

O vinho da Madeira, ou simplesmente vinho Madeira, é um vinho fortificado, com elevado teor alcoólico, produzido nas encostas e adegas da Região Demarcada da Ilha da Madeira, sob condições edafoclimáticas excepcionais para o que concorrem factores naturais e humanos.

Vinho verde

O Vinho Verde, produzido, exclusivamente, na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, constitui uma denominação de origem controlada cuja demarcação remonta a 1908.

Vinho branco

O vinho branco é um vinho com coloração variando do mais pálido amarelo-esverdeado até o mais profundo dourado-âmbar.

Vinho espumante

Espumante é um vinho que tem nível significativo de dióxido de carbono, fazendo-o borbulhar quando servido.

Parábola Vinho Novo em Odres Velhos

A parábola do Vinho Novo em Odres Velhos é um par de parábolas contadas por Jesus no Novo Testamento, encontradas em , e .

Vinho de cheiro

Vinho de cheiro é a designação dada nos Açores aos vinhos elaborados a partir de uvas da casta americana Isabelle (por vezes designada por Isabel ou Isabela).

Douro Vinhateiro

O Douro Vinhateiro, ou Região Demarcada do Douro é uma região demarcada em Portugal para a produção vinícola instituída em Setembro de 1756 por alvará de D.

Vinho rosé

Vinho rosé ou rosado é um tipo de vinho que apresenta coloração rosada, intermediária entre os tintos e os brancos.

Região Demarcada do Dão

A Região Demarcada do Dão foi instituída em 1908, situada no centro de Portugal, na província da Beira Alta.

Vinhos portugueses

Os vinhos portugueses são o resultado de uma sucessão de tradições introduzidas em Portugal pelas diversas civilizações que aí se sucederam, como os fenícios, cartagineses, gregos e, acima de tudo os romanos.

Outros significados interessantes

Década de 390,Meiji,Triptofano,Terra Santa,Mecânica,Aeróstato,Estádio do Pacaembu,Galego português,Banda musical,Aquisição da linguagem,Saône,Defensor da Fé,Dave Rowberry,Epodo,Estado laico,Terra da Rainha Maud,Império colonial holandês,Velocista,Povos eslavos,Direito individual,Hilversum,Prece,Mecânica hamiltoniana,Lamu,Deserto do Saara,Vegetal,Castas,American Beach,Absolutista,Lâmpadas